IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Agência da Caixa em SP chama PM após tumulto e fecha sem atender a todos

Fila para sacar o dinheiro de contas inativas do FGTS em agência na capital paulista - Ricardo Marchesan/UOL
Fila para sacar o dinheiro de contas inativas do FGTS em agência na capital paulista Imagem: Ricardo Marchesan/UOL

Ricardo Marchesan

Do UOL, em São Paulo

10/03/2017 16h19

O primeiro dia de saque das contas inativas do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) foi de grande procura em algumas agências da Caixa Econômica Federal pelo país. Na unidade da avenida Santo Amaro, na zona sul de São Paulo, nem todos os trabalhadores conseguiram ser atendidos.

Após um princípio de tumulto, a Polícia Militar foi chamada ao local e recomendou restringir o total de pessoas dentro da agência para evitar confusão, segundo uma funcionária do banco, que não se identificou. Segundo ela, o ideal seria ter, no máximo, 100 pessoas.

Por volta das 14h30, mais de 20 pessoas aguardavam na fila do lado de fora e cerca de 250 esperavam para ser atendidas na boca do caixa. Quem optava por fazer o saque no caixa eletrônico (para valores até R$ 3.000) não enfrentava filas.

Por volta de 15h45, 15 minutos antes do horário de fechamento, funcionários da Caixa informaram que quem estava do lado de fora da agência não seria atendido e teria que voltar em outro dia. As pessoas reclamaram, mas acabaram indo embora. Quem chegou depois das 15h45 também percebeu que não seria atendido e partiu.

Por volta das 16h, já não havia mais clientes na porta da agência. Do lado de dentro, 176 pessoas ainda aguardavam atendimento.

Segundo informações da Caixa, todas as pessoas que estiverem dentro das agências no horário de fechamento terão o atendimento garantido.

2h30 na fila e não conseguiram entrar

A auxiliar de enfermagem Carmecita de Carvalho, 41, e sua filha Sara Andrade, 19, desistiram de aguardar. Elas dizem que chegaram ao local por volta das 12h, após passarem por outras duas agências que estavam lotadas, e deixaram a agência por volta das 14h30, sem ter conseguido entrar.

carmecita - Ricardo Marchesan/UOL - Ricardo Marchesan/UOL
Carmecita de Carvalho (à esq.), 41, desistiu de aguardar na fila da Caixa nesta sexta
Imagem: Ricardo Marchesan/UOL

O corretor de imóveis Udo Stramm, 41, também estava na fila do lado de fora da agência na tarde desta sexta-feira. Ele disse que chegou ao local por volta das 13h15. Segundo Stramm, pouco antes da reportagem do UOL chegar ao local, um funcionário afirmou que mesmo quem estivesse dentro da agência na hora do fechamento poderia não ser atendido hoje.

Agências abrirão mais cedo na 2ª e na 3ª

As agências da Caixa também terão horário estendido na segunda (13) e na terça-feira (14) da próxima semana, abrindo duas horas mais cedo. A exceção são as que normalmente abrem às 9h: começam a atender uma hora antes e fecham uma hora depois. Além disso, algumas agências abrirão neste sábado (11), das 9h às 15h.

Nessas horas adicionais e no sábado, os funcionários nas agências da Caixa só vão atender pessoas que forem tirar dúvidas ou sacar o dinheiro do FGTS, segundo o superintendente regional da Caixa em São Paulo, Sergio Cançado. Quem precisar de atendimento por causa de outro assunto deve procurar a agência no horário normal de funcionamento.

Segundo Cançado, no horário estendido, o atendimento será exclusivamente para "qualquer questão relativa a FGTS", não importando se é sobre contas ativas ou inativas, nem se o trabalhador é nascido em outro mês que não seja janeiro ou fevereiro (no caso de dúvidas).

O saque das contas inativas do FGTS já foi liberado para quem faz aniversário em janeiro e fevereiro. Quem nasceu entre março e dezembro precisa esperar até as datas estipuladas pela Caixa.

Saques vão até 31 de julho

É possível sacar o dinheiro até 31 de julho de 2017. Por exemplo: se o trabalhador nascido em janeiro não sacar o dinheiro agora, ele ainda pode fazer o saque até 31 de julho.

Depois disso, só vai poder sacar esse dinheiro seguindo as regras antigas --ao se aposentar ou se for comprar a casa própria, por exemplo.

FGTS: Como saber se você tem direito ao saque de conta inativa

UOL Notícias