Carne pode ficar mais cara em SP a partir de hoje com mudança no imposto
A carne pode ficar mais cara a partir´deste sábado (1º) no Estado de São Paulo. Um decreto estadual determinou que volte a ser cobrado o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços). Os produtos eram isentos do imposto desde 2009. A regra valerá para carnes bovina, suína e de frango, entre outras.
O aumento nos preços deve ser de 6% a 7%, segundo a Apas (Associação Paulista de Supermercados). Porém, segundo a associação, por causa da Operação Carne Fraca da Polícia Federal, esse aumento pode não ser imediato: a expectativa é que ele comece a pesar no bolso dos consumidores daqui a um mês.
Nos açougues, a alta de preços esperada gira em torno de 10%, calcula o presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Carnes do Estado de São Paulo, Manuel Henrique Farias Ramos. Por causa da crise econômica, diz ele, os estabelecimentos já haviam baixado os preços e, portanto, terão que repassar parte do aumento de custo.
Segundo ele, as denúncias da Operação Carne Fraca tiveram impacto negativo nas vendas logo quando foram divulgadas as suspeitas, mas depois a situação foi se normalizando. "O maior problema foi com o mercado externo. Aqui, o problema é a crise [econômica]".
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.