IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Carne pode ficar mais cara em SP a partir de hoje com mudança no imposto

Rogério de Santis/Futura Press/Estadão Conteúdo
Imagem: Rogério de Santis/Futura Press/Estadão Conteúdo

Do UOL, em São Paulo

01/04/2017 04h00

A carne pode ficar mais cara a partir´deste sábado (1º) no Estado de São Paulo. Um decreto estadual determinou que volte a ser cobrado o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços). Os produtos eram isentos do imposto desde 2009. A regra valerá para carnes bovina, suína e de frango, entre outras.

O aumento nos preços deve ser de 6% a 7%, segundo a Apas (Associação Paulista de Supermercados). Porém, segundo a associação, por causa da Operação Carne Fraca da Polícia Federal, esse aumento pode não ser imediato: a expectativa é que ele comece a pesar no bolso dos consumidores daqui a um mês.

Nos açougues, a alta de preços esperada gira em torno de 10%, calcula o presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Carnes do Estado de São Paulo, Manuel Henrique Farias Ramos. Por causa da crise econômica, diz ele, os estabelecimentos já haviam baixado os preços e, portanto, terão que repassar parte do aumento de custo.

Segundo ele, as denúncias da Operação Carne Fraca tiveram impacto negativo nas vendas logo quando foram divulgadas as suspeitas, mas depois a situação foi se normalizando. "O maior problema foi com o mercado externo. Aqui, o problema é a crise [econômica]".