IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

As cédulas de dinheiro mais curiosas

Um 1 e 14 zeros: lançada em 2009, cédula do Zimbábue quebrou recorde - DW
Um 1 e 14 zeros: lançada em 2009, cédula do Zimbábue quebrou recorde Imagem: DW

Silke Ballweg

Da Deutschewelle

05/04/2017 11h10

A nova nota de 50 euros chega ao mercado ainda mais segura contra falsificações. Mas ela é menos espetacular do que determinados exemplares, como uma cédula pouco maior que um selo postal, ou outra com 14 zeros.

Na terça-feira (4), foi lançada a nova nota de 50 euros. A cédula conta com novos mecanismos para dificultar falsificações, mas tem características que chamam menos atenção que determinados exemplos curiosos encontrados mundo afora.

Até agora, a menor cédula do planeta vem da Romênia. O banco central romeno emitiu a nota de 10 bani como medida de urgência em 1917, durante a Primeira Guerra Mundial. Devido à escassez de matérias-primas para moedas, a solução foi fazer cédulas mesmo para valores pequenos. Com um tamanho de 27,5 x 38 milímetros, a nota verde-castanha era pouco maior do que um selo postal.

Já a maior de todas, pouco apropriada para as carteiras convencionais, era a de 100 mil pesos filipinos, cujas dimensões ultrapassam a de uma folha de papel A4, cujas dimensões são 21 x 29,7 centímetros. Lançada em 1998, para marcar o 100º aniversário da declaração de independência das Filipinas. Ela tem hoje grande valor para colecionadores.

Poder de compra é documento

A nota com maior poder de compra é a de 10 mil dólares de Cingapura – mais de 6.000 euros. Introduzida em 1973, começou a ser tirada de circulação gradualmente em 2004, pois facilitava a lavagem de dinheiro.

A cédula com a maior cifra é a de 100 trilhões de dólares zimbabuanos, introduzida em 2009 em resposta à hiperinflação galopante no Zimbábue, que trazia estampado o algarismo 1 seguido de 14 zeros. Na época, um pão chegava a custar cerca de 300 bilhões de dólares zimbabuanos.

Diversas outras nações, por sua vez, não possuem notas de grandes valores. Na China, a maior cédula é a de 100 yuan (cerca de 13,50 euros). Entretanto os chineses costumam fazer suas transações financeiras em espécie. Por isso, durante uma grande aquisição, como a compra de um carro ou de uma propriedade, é comum o cliente aparecer portando malas cheias de dinheiro.

Quase indestrutíveis

Na produção de papel-moeda, emprega-se alta tecnologia, não só para tornar as notas mais difíceis de serem falsificadas. No caso do euro, elas resistem a lavagem a 90 graus na máquina de lavar, a serem amassadas e até a removedores de esmalte. Antes de entrar em circulação, são submetidas a testes rigorosos.

Por serem as mais usadas, as cédulas de cinco e dez euros têm expectativa de vida mais curta, costumando ser retiradas de circulação após seis meses. Já as de 200 e 500 euros permanecem vários anos no mercado, pois costumam ficar guardadas mais tempo.