McDonald's terá shake com Sonho de Valsa e testa casquinha de doce de leite
Para tentar "bombar" suas vendas, o McDonald's tem apostado no segmento de sobremesas no Brasil, principalmente por meio de parcerias com outras empresas. No ano passado, por exemplo, a rede anunciou um contrato para uso exclusivo da marca Ovomaltine em seus milkshakes --até então, pertencente ao concorrente Bob's.
A próxima parceria inclui o bombom Sonho de Valsa, da Lacta, no sorvete McFlurry e no milkshake. Os novos produtos começam a ser vendidos no dia 25 de abril em todos os pontos de venda do Brasil. O McFlurry de Sonho de Valsa custará a partir de R$ 8 e o milkshake, a partir de R$ 9,50. Os preços podem variar de acordo com a região.
Além disso, a empresa afirmou ao UOL que estuda lançar um novo sabor para sua casquinha: doce de leite.
A venda de sobremesas representa 12% do faturamento da rede no país, de acordo com Roberto Gnypek, vice-presidente de marketing do McDonald’s Brasil. Foi aqui, aliás, que nasceu o conceito de quiosques que vendem exclusivamente os doces e sorvetes.
No mundo, a rede luta contra quedas globais nas vendas, que encolheram 3% em 2016, para US$ 24,6 bilhões, ainda que o lucro líquido do grupo tenha aumentado.
Sabor Sonho de Valsa
As sobremesas de Sonho de Valsa seguem um modelo de parcerias temporárias que o McDonald's tem adotado nos últimos anos com outras empresas e marcas famosas de chocolate, como Laka, Diamante Negro, Suflair e Kopenhagen.
É a primeira vez, porém, que esse tipo de acordo gera dois produtos --McFlurry e milkshake--, de acordo com a empresa. Até agora, só o Ovomaltine tinha versões em duas sobremesas, mas elas fazem parte do cardápio fixo da rede.
Ao anunciar o novo produto, o Mcdonald's aposta na emoção e saudosismo trazidos pelo doce. "Sonho de Valsa não é apenas um bombom. Ele tem um sentido emocional muito maior", afirma Gnypek.
Casquinha de doce de leite
No ano passado, circularam rumores de que o McDonald's estaria testando no mercado a casquinha sabor doce de leite. Procurada na época pelo UOL, a empresa afirmou apenas que não tinha informações oficiais sobre o assunto.
O executivo confirmou que, de fato, o sorvete foi testado, sendo vendido em poucos pontos de venda no Estado de São Paulo, "cinco ou seis, no máximo dez", segundo ele. Um deles foi a loja do shopping Eldorado, na zona oeste da capital paulista.
Testar a aceitação de um produto novo vendendo em locais específicos é uma estratégia comum, segundo o vice-presidente. Alguns são testados apenas a portas fechadas, mas outros chegam a ser efetivamente vendidos nas lojas. "São produtos sobre os quais temos dúvidas mais profundas", conta.
Ele diz que o McDonald's costuma usar lojas de cidades como Brasília, Campinas (SP) e Curitiba para isso.
Sobre a casquinha de doce de leite, ele afirma que a opção foi não lançar o produto. "A gente achou que o momento não era propício para o lançamento", conta.
O vice-presidente diz, porém, que o sabor não está descartado, e faz mistério sobre a possibilidade de a sobremesa ser vendida em breve. "Diria que o verão sempre é uma boa oportunidade, mas não tem uma data", diz.
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