IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Mercado mantém previsão para juros e vê crescimento menor do PIB em 2017

Do UOL, em São Paulo

12/06/2017 08h53

Economistas consultados pelo Banco Central mantiveram a previsão para os juros neste ano e reduziram a estimativa de crescimento do PIB (Produto Interno Bruto).

Os analistas também passaram a prever inflação menor no final do ano. 

Veja as projeções para 2017 do Boletim Focus, divulgado nesta segunda-feira (12) pelo BC:

  • PIB: caiu de 0,50% para 0,41%;
  • Inflação: caiu de 3,90% para 3,71%;
  • Taxa de juros: foi mantida em 8,5% ao ano;
  • Dólar: foi mantida em R$ 3,30.

A projeção de 3,71% deixaria a inflação abaixo do centro da meta do governo. O objetivo é manter a inflação em 4,5% ao ano, com uma tolerância de 1,5 ponto para mais ou menos (ou seja, variando de 3% a 6%). 

Em maio, o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), que mede a inflação oficial no país, subiu 0,31% e alcançou em 12 meses 3,6%, nível mais baixo em dez anos.

Para manter o nível de inflação esperado, o governo faz uso da política monetária, por meio da taxa básica de juros, a Selic. 

No final do mês passado, o Copom (Comitê de Política Monetária) do Banco Central decidiu cortar a taxa básica de juros (Selic) pela sexta vez seguida. A Selic caiu 1 ponto percentual, para 10,25% ano. 

Entenda o que é o boletim Focus

Toda semana, o BC divulga um relatório de mercado conhecido como Boletim Focus, trazendo as apostas de economistas para os principais indicadores econômicos do país.

Mais de 100 instituições são ouvidas e, excluindo os valores extremos, o BC calcula uma mediana das perspectivas do crescimento da economia (medido pelo Produto Interno Bruto, o PIB), perspectivas para a inflação e a taxa de câmbio, entre outros.

Mediana apresenta o valor central de uma amostra de dados, desprezando os menores e os maiores valores.

(Com Reuters)