IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

PF prende 17 suspeitos de roubar dados e sacar FGTS de trabalhadores em SP

Trabalhadores fazem fila para sacar o FGTS inativo em agência da Caixa em São Paulo - Edson Lopes Jr./UOL
Trabalhadores fazem fila para sacar o FGTS inativo em agência da Caixa em São Paulo Imagem: Edson Lopes Jr./UOL

Do UOL, em São Paulo

12/06/2017 14h13

A Polícia Federal em São Paulo prendeu no último sábado (10) 17 pessoas em flagrante enquanto sacavam ou tentavam realizar saques de contas inativas do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) em nove agências da Caixa Econômica Federal na capital paulista.

De acordo com a PF, os suspeitos teriam usado dados roubados de trabalhadores para sacar o benefício. No sábado, as agências da Caixa abriram exclusivamente para atender quem tinha dúvida ou iria sacar o dinheiro do FGTS inativo.

Com os presos, foram encontrados dados de ao menos 177 contas de FGTS, mas nem todas tiveram seus recursos sacados por eles, segundo a PF.

A PF iniciou investigações para verificar o total de contas que tiveram os dados violados, o montante do prejuízo causado, se há conexão entre os envolvidos e quais os meios utilizados para a obtenção dos dados pessoais dos verdadeiros titulares das contas inativas.

Os suspeitos autuados e presos em flagrante permanecerão à disposição da Justiça Federal no sistema prisional paulista. Eles responderão pelo crime de furto qualificado por meio de fraude, com penas de dois a oito anos de reclusão.

Caixa diz cooperar com investigações

A Caixa informou no sábado que os detalhes sobre os crimes "são repassados exclusivamente às autoridades policiais, no caso, para a Polícia Federal". O banco diz ainda que "coopera integralmente com as investigações das autoridades competentes".

A orientação da Caixa é que os trabalhadores busquem informações sobre o saque das contas inativas no site do banco, em seus perfis oficiais nas redes sociais, por meio do telefone 0800-726-0207 ou pelo aplicativo de celular FGTS Caixa.

Segundo o banco, caso o trabalhador identifique alguma divergência em sua conta inativa, ele deve comparecer a uma das agências com documento de identificação e carteira de trabalho para obter informações sobre a conta inativa. A recomendação é levar também um documento que comprove o término do vínculo trabalhista.

4ª fase de saques já começou

Começou no sábado a quarta fase de saques das contas inativas do FGTS. Podem retirar os valores os trabalhadores nascidos em setembro, outubro e novembro. As agências também abriram mais cedo nesta segunda-feira (12) e seguirão com horário estendido até quarta-feira (14).

O atendimento nesse horário é exclusivo para questões relacionados às contas inativas, sejam saques, esclarecimento de dúvidas, correção de de cadastro ou emissão de senha do Cartão do Cidadão.

Como saber se você tem direito ao saque de conta inativa

UOL Notícias