IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Carta que pede regularização de dados bancários é golpe, diz Receita

Kelly Oliveira

Da Agência Brasil

20/06/2017 14h33

Golpistas estão usando o nome da Receita Federal para tentar roubar dados bancários de contribuintes, informou a própria Receita nesta terça-feira (20). O golpe é feito por meio dos Correios, e não por e-mail, como é mais comum. 

No esquema, o contribuinte recebe por carta, em sua casa, uma intimação para regularização de dados cadastrais. Na carta há um endereço eletrônico para acesso e atualização de dados bancários. Mas o endereço informado não tem nenhuma relação com o site da Receita.

"Apesar de conter o logotipo e o nome da Receita Federal, a carta é uma tentativa de golpe e não é enviada pelo órgão nem tem sua aprovação. A orientação ao contribuinte é que, caso receba esse tipo de correspondência, destrua a carta e jamais acesse o endereço eletrônico indicado", alerta a Receita.

A Receita Federal diz, ainda, que para fazer consultas, baixar programas ou alterar informações junto ao fisco federal o contribuinte deve acessar apenas o site oficial do órgão (idg.receita.fazenda.gov.br). Se acessar outros sites, poderá estar sujeito a vírus e malwares, que roubam dados pessoais, bancários e fiscais do contribuinte.

A Receita só solicita os dados bancários de pessoas físicas para fins de débito automático ou depósito de restituição do imposto de renda. Em ambos os casos, a informação é fornecida na Declaração do Imposto de Renda e pode ser alterada no Centro Virtual de Atendimento da Receita Federal (e-CAC).

Caso o contribuinte não consiga utilizar os serviços virtuais, ele deve procurar um Centro de Atendimento ao Contribuinte nas Unidades da Receita Federal no seu Estado.