IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Perdeu o prazo de saque do FGTS inativo? Veja o que acontece a seu dinheiro

Arte UOL
Imagem: Arte UOL

Do UOL, em São Paulo

01/08/2017 04h00

O prazo para retirar o dinheiro das contas inativas do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) acabou ontem (31) e a dúvida que fica é: o que acontece com o dinheiro de quem não foi até uma agência da Caixa para fazer o saque?

Esse dinheiro não é perdido. Fica na conta do FGTS do trabalhador, que só poderá retirá-lo pelas regras normais, previstas em lei, como na aposentadoria ou ao comprar a casa própria, por exemplo.

Quem poderá sacar após o prazo?

O prazo de 31 de julho teve uma exceção de última hora: o governo permitiu que trabalhadores com doenças graves ou que estão presos e que não puderam ir a uma agência da Caixa no período de 10 a 31 de julho façam o saque até 31 de dezembro de 2018. Porém, nos dois casos, será preciso comprovar a situação com atestado médico ou certidão de prisão.

A prorrogação do prazo havia sido anunciada na semana passada, com a publicação de um decreto, mas os detalhes só foram divulgados nesta segunda-feira (31) no Diário Oficial da União.

Também será possível receber o dinheiro após o prazo quando os acertos dependerem exclusivamente da Caixa. Isso acontece se o trabalhador entregou todos os documentos exigidos dentro do prazo e a agência precisou fazer correções, por exemplo.

Quem tinha direito ao saque das contas inativas?

Tinha direito ao saque do FGTS inativo o trabalhador com carteira assinada que pediu demissão ou foi demitido por justa causa até 31 de dezembro de 2015.

Ele tinha R$ 15 mil no FGTS; gastou metade em fim de semana na praia

UOL Notícias