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Procon notifica academia Runner em SP por fechar unidade sem avisar alunos

Do UOL, em São Paulo

  • iStock

A Fundação Procon-SP, órgão de defesa do consumidor ligado ao governo estadual, notificou a academia Runner para prestar esclarecimentos a respeito do fechamento de sua unidade em Higienópolis, na capital paulista.

O fechamento inesperado da unidade gerou tumulto em frente à academia na última segunda-feira (31), quando alunos chegaram ao local e se depararam com as portas fechadas. A Polícia Militar precisou ser acionada para acalmar a situação. Em um vídeo no Instagram é possível ver alunos revoltados tentando forçar a entrada na academia.

 

 

O triste fim daquela que já foi a melhor rede de academias de São Paulo:

Uma publicação compartilhada por Aroldo Bariani (@aroldo46)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

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Na notificação, o Procon pede esclarecimentos sobre o motivo do fechamento da academia e orientações disponibilizadas aos consumidores. 

Durante a entrega da notificação, segundo o órgão, os fiscais ouviram de consumidores que o telefone colocado à disposição pela academia não estava atendendo, o que foi constatado pelos fiscais. Também foi informado pelos alunos que não houve qualquer aviso prévio sobre o fechamento da unidade. 

O Procon informou que abriu processo administrativo contra a empresa, e a academia poderá ser multada caso não atenda às solicitações. 

'Desacordo' com donos do imóvel fechou unidade

Em comunicado publicado em sua página no Facebook, a Runner informou que a unidade de Higienópolis teve as atividades encerradas na última segunda-feira devido a um "desacordo comercial com os proprietários do imóvel".

Aos clientes que anteciparam o pagamento das mensalidades, a empresa afirma estar fazendo todo o processo de transferência para outras unidades da rede, caso seja do interesse do aluno. A academia também diz estar auxiliando no passo-a-passo para a devolução do dinheiro dos alunos que optarem pelo ressarcimento.

O UOL tentou contato com a empresa por telefone e email, mas não obteve retorno até a publicação do texto.

Orientação do Procon

O órgão orienta aos consumidores que procurem a academia e solicitem que sejam fornecidos documentos que comprovem  o  cancelamento de pagamentos futuros no cartão de crédito ou a devolução dos valores pagos antecipados.

Os consumidores que tiverem dificuldade de entrar em contato com a empresa ou que se sentirem lesados por qualquer outro motivo podem abrir reclamação no Procon ou mesmo procurar a Justiça, informou o órgão.

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