IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Recebe auxílio-doença e foi convocado? Tem de fazer revisão para não perder

Bobby Fabisak/JC Imagem/Estadão Conteúdo
Imagem: Bobby Fabisak/JC Imagem/Estadão Conteúdo

Do UOL, em São Paulo

04/08/2017 13h03

Os beneficiários do auxílio-doença convocados pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) têm até este sábado (5) para entrar em contato com o órgão para agendamento da perícia de revisão do benefício. No caso de não atendimento à convocação ou de não comparecimento na data agendada, o auxílio será suspenso até o comparecimento do interessado.

A convocação foi feita no Diário Oficial da União (DOU) no dia 1º de agosto. Os segurados devem conferir se seu nome consta na lista publicada. A lista dos beneficiários convocados pode ser consultada aqui. Os nomes estão listados pela ordem (do menor para o maior) do número do benefício.

Ligue no 135

Quem quiser checar se seu nome está na lista dos convocados pelo INSS também pode entrar em contato pelo telefone 135. Ao ligar, tenha em mãos o número do CPF (ou do PIS/Pasep) do segurado, o número do benefício, documentos pessoais (como RG), além de papel e caneta para fazer anotações.

Todas as pessoas convocadas precisam entrar em contato pelo telefone 135 até este sábado (5), para saber a data marcada para a perícia. 

Na ocasião, deverá ser apresentada toda a documentação médica que justifique o recebimento do benefício, como atestados, laudos, receitas e exames.

Carta não chegou

Segundo o INSS, essas pessoas estão sendo convocadas pela segunda vez. Na primeira tentativa, foram enviadas cartas para os endereços cadastrados no sistema, mas as correspondências voltaram porque as informações estavam incompletas ou desatualizadas.

Também é possível atualizar o endereço pelo telefone 135. 

Não tem como ir?

Se a pessoa estiver internada ou doente e não puder comparecer à perícia deverá pedir a alguém de sua confiança que informe ao INSS, em uma de suas agências, sobre o impedimento.

Esse representante deve levar o documento de identidade do segurado e um documento que comprove que não tem como comparecer --um atestado médico, por exemplo. Com isso, ele poderá solicitar ao beneficiário uma perícia hospitalar ou domiciliar.

Pente-fino

O governo está fazendo um pente-fino nos benefícios concedidos pelo INSS.

Ao todo, 530 mil benefícios de auxílio-doença serão revisados, além de mais de 1 milhão de aposentadorias por invalidez. Até meados de julho, foram realizadas quase 200 mil perícias em todo o país. Como resultado, 160 mil pessoas tiveram o benefício cancelado por não precisarem mais recebê-lo.

(Com Agência Brasil)