IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Impostômetro: brasileiros já pagaram R$ 1,3 trilhão em impostos em 2017

Do UOL, em São Paulo

08/08/2017 14h39

O total de impostos pagos pelos brasileiros somente neste ano atingiu R$ 1,3 trilhão nesta terça-feira (8). Os dados são do Impostômetro da ACSP (Associação Comercial de São Paulo), sistema que estima quanto de tributo foi pago aos governos federal, estaduais e municipais.

A marca foi atingida 22 antes do registrado no ano passado e acontece em um momento em que o governo discute o aumento de impostos para tentar conter o rombo nas contas públicas. A equipe econômica avalia um pacote de aumento de impostos, que incluiria uma alíquota maior do Imposto de Renda para quem tem renda mais alta. 

Em julho, o governo Temer aumentou a cobrança de PIS/Cofins para combustíveis. 

Segundo Alencar Burti, presidente da ACSP e da Facesp (Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo), o Impostômetro já reflete esse aumento.

Ele diz, porém, que um ponto positivo da arrecadação é a melhora no desempenho de alguns setores, como o comércio atacadista e o automotivo. 

“O comportamento da arrecadação sinaliza que, embora lentamente, a economia brasileira está no caminho da recuperação”. 

Impostômetro

O painel do Impostômetro foi inaugurado em 20 de abril de 2005 e está instalado no prédio da sede da ACSP, no centro de São Paulo.

Os dados também podem ser acessados pela internet, pelo site: https://impostometro.com.br