Temer diz que R$ 7 bi de lucro do FGTS serão divididos entre trabalhadores
O presidente Michel Temer disse que será anunciado na próxima quinta-feira (10) um rendimento extra para o FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) que, segundo ele, acrescentará R$ 7 bilhões ao fundo.
"Na quinta-feira nós vamos anunciar 7 bilhões do Fundo de Garantia para os trabalhadores brasileiros, fruto de uma nova remuneração para o Fundo de Garantia", disse o presidente em cerimônia sobre financiamento imobiliário da Caixa Econômica Federal, nesta terça-feira (8), em São Paulo.
A mudança no rendimento do FGTS já havia sido definida pelo governo em dezembro do ano passado, quando anunciou uma série de ações para tentar estimular a economia.
Atualmente, o FGTS tem um rendimento de 3% ao ano mais a Taxa Referencial (TR). Na ocasião, o governo indicou que o rendimento do fundo passará a ser de 5% ou 6% ao ano mais TR, próximo do que rende a poupança.
Como funciona o FGTS?
O FGTS é depositado todos os meses pela empresa e equivale a 8% do salário do funcionário com carteira assinada. Segundo o diretor-executivo da Anefac (Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade), Miguel Ribeiro de Oliveira, o dinheiro é do trabalhador, mas enquanto está no fundo, ele é usado para programas de desenvolvimento urbano.
Como será a rentabilidade maior?
Os recursos do FGTS de todos os trabalhadores, juntos, são usados para financiar programas de desenvolvimento urbano do governo, como casas populares, saneamento básico e obras de infraestrutura. Em troca desses financiamentos, são cobrados juros. Assim, com a administração desse "bolo" de recursos, é possível obter lucro. Agora, com a nova lei, metade desse lucro terá de ser repartido com os trabalhadores. A outra metade é incorporada ao patrimônio líquido do FGTS (uma espécie de reserva do fundo).
Quem tem direito a esse adicional?
Tem direito a esse ganho adicional todo trabalhador que tinha dinheiro em contas do FGTS, ativas ou inativas, em 31 de dezembro do ano passado. O valor que cada um vai receber varia de acordo com o saldo que tinha disponível no FGTS.
Quem sacou o dinheiro do FGTS também tem direito?
Sim, quem sacou os recursos de uma ou mais contas do FGTS em 2017 também terá direito aos rendimentos extras referente a 2016.
Quando será pago esse dinheiro extra?
A primeira distribuição desses lucros será referente ao ano de 2016. Segundo as regras do Conselho Curador do FGTS, o resultado do exercício de 2016 deve ser divulgado até 31 de julho de 2017. O dinheiro deve ser depositado para os trabalhadores até 31 de agosto deste ano.
Como será feito o pagamento?
Esse dinheiro deve ser depositado automaticamente em cada conta do FGTS. Mesmo se o trabalhador sacou todo o dinheiro de uma conta inativa, por exemplo, essa conta continua existindo e é lá que será feito o pagamento.
Quando é possível sacar o rendimento extra?
Esse ganho extra só poderá ser retirado nas condições normais de saque do FGTS previstas em lei. Por exemplo, no caso de demissão sem justa causa, na hora da aposentadoria ou para comprar a casa própria.
Como era a regra anterior?
O dinheiro do FGTS rendia para o trabalhador 3% ao ano, mais a TR (Taxa Referencial). Esse rendimento era criticado por ser muito baixo, às vezes até menor do que a inflação.
Pelos cálculos do governo, com as novas regras, a correção das contas do FGTS deve passar de 3,7% ao ano para 5% ou 6% ao ano mais TR, ficando mais perto do rendimento da poupança (TR + 6,17% ao ano). A expectativa é que as ações judiciais pedindo uma rentabilidade maior do fundo diminuam.
(Com Reuters)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.