IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Bancos anunciam redução de juros após BC cortar taxa básica a 8,25%

Getty Images/iStockphoto
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Do UOL, em São Paulo

06/09/2017 18h39

Ao menos três dos principais bancos brasileiros --Banco do Brasil, Itaú Unibanco e Santander-- anunciaram que vão baixar as taxas de juros de algumas de suas linhas de crédito. A decisão veio logo após o Banco Central cortar a taxa básica de juros (Selic) de 9,25% para 8,25% ao ano nesta quarta-feira (6).

A Selic é a taxa básica da economia e serve de referência para outras taxas de juros (financiamentos) e para remunerar investimentos corrigidos por ela. Ela não representa exatamente os juros cobrados dos consumidores, que são muito mais altos.

Desde o final de 2016 o governo vem pressionando para que os bancos reduzam os juros. Uma das medidas adotadas foi limitar o uso do rotativo do cartão a 30 dias, que entrou em vigor em abril. Com isso, os juros só poderão ser cobrados até o vencimento da fatura seguinte, e não jogados para frente como era feito.

Segundo os últimos dados divulgados pelo BC, a taxa de juros do cheque especial em julho era de 321,3% ao ano. Já os juros do rotativo do cartão de crédito eram de 399,1% ao ano.

Confira as reduções anunciadas em cada banco:

Banco do Brasil

Juros para consumidores:

  • Financiamento imobiliário: as taxas que estavam entre 9,74% e 10,69% caíram para a faixa entre 9,24% a 10,44% ao ano em empréstimos pelo SFH (Sistema Financeiro da Habitação); na carteira hipotecária, as taxas passaram de 10,65% e 11,74% para o intervalo entre 10,15% e 11,49% ao ano

As novas taxas entram em vigor a partir da próxima segunda-feira (11), de acordo com o banco.

Itaú Unibanco

O Itaú informou que repassará integralmente o corte de 1 ponto percentual feito pelo BC em suas linhas de crédito. As novas taxas passam a valer a partir da próxima quarta-feira (13), segundo o banco. As taxas cobradas variam de acordo com o perfil e histórico de relacionamento de cada cliente com o banco.

Juros para consumidores

Para pessoa física, haverá redução nas taxas do empréstimo pessoal e cheque especial. No caso de veículos, o banco diz que já vem reduzindo ao longo do ano a taxa de financiamento junto com a queda da Selic.

Juros para empresas

Para micro e pequenas empresas, serão alteradas as taxas de capital giro e cheque especial.

Santander

Juros para pessoas físicas:

  • Crédito pessoal: taxa mínima caiu de 1,79% para 1,69% ao mês
  • Financiamento de veículos: taxa mínima reduzida de 1,2% para 1,12% ao mês

As novas taxas entram em vigor a partir desta quinta-feira (7).

O UOL entrou em contato com o Bradesco e a Caixa, mas não obteve retorno até a publicação do texto.