Pedido cancelado, desconto falso: o que deu errado na última Black Friday
Do UOL, em São Paulo
20/11/2017 04h00
A Black Friday deste ano acontece na próxima sexta-feira (24) com promessas de grandes descontos para o consumidor. Apesar de a data ser tão aguardada por quem quer aproveitar as promoções, nem sempre a compra é concluída como esperado.
No ano passado, por exemplo, a principal reclamação recebida pelo Procon-SP foi de pedido cancelado sem justificativa da empresa. Em seguida, vieram os casos de produtos ou serviços anunciados com desconto, mas que, na hora H, apareciam como indisponíveis para o consumidor.
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Veja as principais reclamações da Black Friday em 2016:
- Pedido cancelado sem justificativa
- Produto/serviço anunciado como indisponível
- Mudança de preço ao finalizar a compra
- Maquiagem do desconto (no preço do produto ou valor do frete)
- Site intermitente, congestionado ou página bloqueada
- Site não permite pagamento via boleto bancário ou débito em conta
Fonte: Procon-SP
"Deu ruim"? Saiba como reclamar
Quem enfrentar situações como as listadas acima deve procurar a própria empresa em busca de uma solução ou reclamar em um órgão de defesa do consumidor. O Procon-SP, por exemplo, fará plantão de monitoramento e orientação entre as 19h de quinta (23) e as 22h de sexta-feira (24). Os consumidores também podem fazer suas queixas em sites como o Reclame Aqui.
Guarde suas provas
Se tiver problemas durante as compras, a dica é registrar tudo --por exemplo, tirando fotos da tela do computador com o nome da loja, a data e o horário. Isso pode ajudar a comprovar a irregularidade na hora da reclamação.
Quem finalizou o pedido também deve guardar os comprovantes de pagamento e de compra concluída para se prevenir de possíveis falhas das empresas.