Consumidores registram mais de uma reclamação por minuto na Black Friday
A Black Friday deste ano teve mais de uma reclamação por minuto, em média, segundo dados do site Reclame Aqui. Das 18h de quinta-feira (23) até o meio-dia desta segunda-feira (27), foram registradas 6.997 queixas, uma média de 1,3 por minuto. No mesmo período do ano passado, foram 5.281 reclamações.
Os principais motivos de insatisfação dos consumidores foram:
- propaganda enganosa (11,5% das reclamações);
- problemas na finalização da compra (10,3%);
- e divergência de valores (7,3%).
A empresa com o maior número de reclamações no site foi a Americanas.com, com 567 queixas entre quinta e segunda-feira. Procurada pelo UOL, a empresa disse que não iria comentar sobre as reclamações.
Clique aqui para conhecer as empresas com mais queixas no Reclame Aqui.
Leia também:
- Comprou na Black Friday e se arrependeu? Veja o que fazer
- Não ficou feliz com a Black Friday? Então ria com esses memes
- Efeito manada, ofertas dos EUA: por que é difícil resistir à Black Friday?
Procon: maior queixa foi 'maquiagem' de descontos
O balanço mais recente divulgado pelo Procon-SP teve 379 reclamações até as 21h de sexta-feira. As principais causas de queixa foram:
- maquiagem de descontos, quando a promoção sobre o preço do produto não é real (30,61% das queixas);
- produtos oferecidos pelas empresas que não estavam mais disponíveis (26,12%);
- e mudanças nos valores ao finalizar a compra (24,8%).
Teve problemas? Saiba como reclamar
Quem teve problemas com as compras na Black Friday deve buscar uma solução com a própria empresa ou procurar um órgão de defesa do consumidor, como os Procons (confira aqui os endereços). O registro também pode ser feito nos sites Consumidor.gov.br e Reclame Aqui.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.