IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

'Prévia' do PIB cresce 0,29% em outubro e 2,92% em um ano, diz BC

Do UOL, em São Paulo

18/12/2017 08h37

A atividade econômica subiu 0,29% em outubro, na comparação com setembro, segundo o IBC-Br (Índice de Atividade Econômica do Banco Central), considerado uma "prévia" do PIB (Produto Interno Bruto). Na comparação com outubro do ano passado, houve crescimento de 2,92%.

O resultado foi melhor que o esperado por analistas consultados pela agência de notícias Reuters, que previam recuo de 0,15% na comparação mensal. 

A alta de 0,29% em relação ao mês anterior considera o chamado ajuste sazonal. Quando são comparados dados de períodos diferentes (ex: setembro em relação a agosto, ou 2º trimestre em comparação com o 1º trimestre), analistas costumam descontar as diferenças sazonais. 

O BC também revisou para baixo o IBC-Br de setembro, que passou de uma expansão de 0,4% para 0,27%.

Alta na comparação anual

Em relação a outubro de 2016, a economia cresceu 2,92%. Quando são analisados períodos iguais, mas de anos diferentes (ex: outubro de 2017 e outubro de 2016), não é necessário aplicar o ajuste sazonal.

Considerando o acumulado do ano, o indicador subiu 0,75%. Em 12 meses, cresceu 0,26%, com o ajuste sazonal. Sem o ajuste, o indicador acumula alta de 0,21%. 

Alta da indústria

O investimento foi o destaque na indústria em outubro, puxando a prévia do PIB no mês. A produção do setor teve expansão de 0,2% na comparação com o mês anterior.

Por outro lado, a surpresa negativa ficou por conta das vendas no comércio, com queda de 0,9%. Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o indicador foi afetado pela contenção das compras com a expectativa para as promoções da Black Friday, no mês seguinte. 

Já o volume de serviços apresentou perdas pelo quarto mês seguido em outubro. 

PIB oficial 

O último dado sobre o PIB oficial medido pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) se refere ao terceiro trimestre.

A economia brasileira cresceu 0,1% no período, na comparação com o trimestre anterior. Em relação ao mesmo trimestre do ano passado, o PIB subiu 1,4%.

Em 2016, a economia encolheu 3,6%, e o país enfrentou o segundo ano seguido de recessão.

IBC-Br

O indicador do BC é visto pelo mercado como uma antecipação do resultado do PIB. Ele é divulgado mensalmente pelo Banco Central, enquanto o PIB é divulgado a cada três meses pelo IBGE.

O IBC-Br serve de base para investidores e empresas adotarem medidas de curto prazo. Porém, não necessariamente reflete o resultado anual do PIB e, em algumas vezes, distancia-se bastante.

O indicador do BC leva em conta a trajetória das variáveis consideradas como bons indicadores para o desempenho dos setores da economia (agropecuária, indústria e serviços).

A estimativa incorpora a produção estimada para os três setores, acrescida dos impostos sobre produtos. O PIB calculado pelo IBGE, por sua vez, é a soma de todos os bens e serviços produzidos no país durante certo período.

(Com Reuters)

O que o PIB tem a ver com a sua vida?

UOL Notícias