IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Greve dos caminhoneiros: veja serviços que estão funcionando em 8 capitais

Do UOL, em São Paulo*

30/05/2018 15h41

Mesmo com as incertezas sobre o fim da greve dos caminhoneiros, que entrou no décimo dia nesta quarta-feira (30), cidades do país começam a retomar suas atividades. 

Em São Paulo, por exemplo, a prefeitura suspenderá o estado de emergência a partir desta quinta-feira (31). A prefeitura também decretou ponto facultativo na sexta-feira (1º), para organizar a chegada de mais alimentos para a merenda da rede de ensino e combustível para a frota de serviços essenciais.

Os postos de combustíveis também começam aos poucos a ser abastecidos nas principais cidades do país. Porém, em São Paulo, Rio de Janeiro e Pernambuco, consumidores ainda enfrentam filas para encher o tanque.

Veja mais abaixo a situação de algumas capitais do país.

Leia também

São Paulo

Transportes

A prefeitura diz que tem combustível garantido até o dia 1º (sexta). Na manhã desta quarta-feira (30), os ônibus circulavam com cerca de 71% da frota. Esse nível deve ser mantido durante todo o dia, segundo a prefeitura. O rodízio de veículos continuará suspenso até o fim da semana, e os agentes da CET foram orientados a não multar veículos que venham a sofrer pane seca. Metrô e trens terão horário estendido, até a 1h desta quinta (31).

Combustíveis

O governador de São Paulo, Márcio França (PSB), disse nesta quarta em sabatina ao UOL, Folha e SBT que os postos de combustíveis do estado estarão totalmente abastecidos em dois dias. O presidente do Sincopetro (Sindicato do Comércio Varejista de Derivados do Petróleo do Estado São Paulo), José Alberto Paiva Gouveia, disse que o abastecimento de combustíveis nos postos da capital paulista está se normalizando em um ritmo acelerado

Saúde

A Secretaria Municipal da Saúde informou que a realização de cirurgias eletivas foi normalizada nesta quarta-feira em todos os hospitais municipais. As ambulâncias do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) continuam sendo abastecidas em postos exclusivos para atendimento da administração municipal, garantindo o atendimento regular da população.

Educação

A Secretaria Municipal de Educação reafirmou o funcionamento normal das escolas nesta quarta-feira. A oferta de merenda está garantida, com cardápio adaptado de acordo com o estoque de cada unidade. A expectativa é que o fornecimento da merenda composta por alimentos frescos (verduras, legumes, frutas e ovos) seja restabelecido até 8 de junho.

Limpeza urbana

Coletas de lixo domiciliar e varrição de ruas funcionam normalmente na cidade. A coleta seletiva deverá ser retomada na próxima segunda-feira (4). Foram reabertos nesta quarta os 100 Ecopontos da cidade, locais para o descarte de volume pequeno de entulho e material reciclável.

Rio de Janeiro

Combustíveis

De acordo com o Sindcomb (Sindicato do Comércio Varejista de Combustíveis, Lubrificantes e Lojas de Conveniência do Município do Rio de Janeiro), os postos estão sendo abastecidos e há combustível suficiente para atender os cariocas, mesmo com as filas que vêm se formando nos postos de gasolina. A expectativa é que a situação se normalize até o final de semana.

Segundo o Sindcomb, ontem à noite 20% dos postos estavam abastecidos, mas este número já aumentou durante a madrugada e a manhã de hoje. O sindicato não soube estimar, contudo, um porcentual desse aumento. Todos os postos estão recebendo suprimento mínimo de 25 a 30 mil litros.

Transportes

O BRT operou com 16 linhas distribuídas pelos três corredores (Transcarioca, Transoeste e Transolímpica) no horário de pico, entre 5h e 9h, e seguirá circulando com as linhas normalmente ativas ao longo do dia. Os serviços do eixo da avenida Cesário de Melo, trecho da Transoeste, permanecem interrompidos por questões de segurança.

A Rio Ônibus informou que os coletivos da cidade estão próximos de operar normalmente, mas que o volume de passageiros ainda está mais baixo do que o normal. O consórcio disse, ainda, que o abastecimento ainda não chega a completar o que é necessário para as operações e que, devido a isso, algumas empresas retiraram veículos de circulação.

Segundo o MetrôRio, as linhas operam normalmente.

Alimentos

A Ceasa do Rio informou que, entre às 18h de terça e 10h desta quarta, 450 caminhões carregados entraram na unidade, dos quais 183 para o pavilhão de agricultores. Ainda de acordo com a central de abastecimento, 80% das lojas abriram nesta quarta. A Central de Escoltas da Secretaria do Estado da Segurança informou que as Forças Armadas e a Polícia Militar escoltaram 300 caminhões de alimentos para o abastecimento da Grande Rio.

Medicamentos

Foram escoltados produtos químicos para a Cedae (Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro), medicamentos, vacinas, cilindros de gás de oxigênio para os municípios de Guapimirim e Nova Friburgo, nitrogênio líquido, entre outros. Na tarde de ontem, a Força Nacional de Segurança Pública e a Polícia Militar escoltaram um caminhão de medicamentos para câncer para a Central Geral de Abastecimento em Niterói, a pedido da Secretaria Estadual de Saúde, e um de vacinas, a pedido do Ministério da Saúde, para o Aeroporto do Galeão. 

Limpeza urbana

A Comlurb informou que os serviços de coleta de lixo e limpeza operam normalmente nesta quarta-feira e que serão realizados normalmente no feriado de Corpus Christi. As coletas de lixo domiciliar e seletiva seguirão a programação regular, assim como a limpeza das áreas públicas de maior fluxo, o que inclui praças, parques, praias e ruas onde acontecerem feiras-livres.

Belo Horizonte

Transporte

Ônibus de Belo Horizonte funcionam normalmente. Algumas linhas foram remanejadas para reforçar as viagens nas estações São Gabriel e Vilarinho, que tiveram aumento do número de usuários por causa da greve do metrô. O metrô funcionou apenas das 5h30 às 9h30 nesta quarta. Segundo o Sindimetro (Sindicato dos Empregados em Transportes Metroviários e Conexos de Minas Gerais), não haverá funcionamento nesta quinta-feira de feriado. Na sexta (1º) e no sábado (2), o metrô funcionará das 5h30 às 9h30. Às 10h do sábado, a categoria fará uma nova assembleia para definir se volta ao trabalho ou não.

Alimentos

As unidades do Restaurante Popular funcionam nesta quarta, mas com adaptações no cardápio devido à falta de alguns ingredientes. Na quinta-feira (31), feriado, não funcionarão. A prefeitura ainda avalia se conseguirá oferecer refeições na sexta.

Saúde

Os atendimentos de urgência e emergência hospitalares não foram afetados. Os centros de saúde priorizam o atendimento de casos graves, exames de urgência, atendimento da farmácia e vacinas.

Limpeza urbana

A coleta domiciliar funciona normalmente, inclusive no feriado. O mesmo acontece com a coleta seletiva.

Escolas e órgãos públicos

Como a prefeitura de Belo Horizonte decretou ponto facultativo até esta quarta-feira, com direito a emenda pós-feriado de Corpus Christi (sexta), escolas da rede municipal, órgãos públicos e entidades do Poder Executivo retomarão as atividades na próxima semana.

Recife

Transporte

O transporte urbano no Grande Recife, que atende 15 municípios da região metropolitana de Recife, está normalizado.

Combustíveis

Os postos começaram a ser abastecidos; porém, consumidores enfrentam filas para encher o tanque.

Escolas

As aulas na rede municipal de ensino estão funcionando normalmente. Os alunos terão aula normal na quinta e sexta-feira. O feriado de Corpus Christi será trocado pelo dia de São João, que é comemorado no mês que vem. A universidade federal suspendeu aulas nesta quarta-feira.

Salvador

Transporte

Os ônibus urbanos circularam com 100% da frota nesta quarta-feira.

Combustíveis

O Sindicombustíveis (Sindicato do Comércio de Combustíveis, Energias Alternativas e Lojas de Conveniências do Estado da Bahia) estimava que 80% dos postos de Salvador já tinham gasolina, etanol e diesel na manhã desta quarta-feira. A expectativa é que o abastecimento seja total entre hoje e amanhã. 

Escolas

As aulas na Universidade Federal da Bahia foram retomadas nesta quarta.

Alimentos

A Ceasa de Simões Filho começou a receber caminhões carregados com produtos desde a madrugada desta quarta-feira.

Maceió

Transporte

O transporte público está funcionando normalmente desde a segunda-feira em Maceió, um dia depois de as empresas receberem carregamentos de óleo diesel.

Combustíveis

Os postos estão praticamente todos abastecidos desde a noite do último sábado, quando a entrada do Porto de Maceió foi liberada.

Escolas

Escolas da rede municipal e estadual funcionam normalmente, mas as universidades estaduais suspenderam as aulas.

Curitiba

Transportes

A Prefeitura de Curitiba diz que a frota total de ônibus está nas ruas. Na quinta de feriado (31), os ônibus farão horário de domingo. Na sexta (1º), a circulação será normal. No sábado e no domingo, seguirá o horário de funcionamento do dia.

Combustíveis

Segundo a Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil da Casa Militar, cerca de 11,9 milhões de litros de derivados de petróleo foram liberados para abastecer parte dos 2.400 postos do Paraná. De acordo com o Sindicombustíveis (sindicato da categoria), na manhã desta quarta-feira 253 dos 340 postos de Curitiba já tinham combustível.

Porto Alegre

Transportes

Em Porto Alegre, os ônibus circularão normalmente das 17h às 19h30. Nos demais horários, as linhas funcionarão com horário de sábado, o que representa 80% da frota. A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) diz que na quinta-feira (31) os ônibus circularão com horário de domingo, o que é normal para feriados. Na sexta-feira (1º), os ônibus voltam a funcionar normalmente.

*Com Marina Lang, colaboração para o UOL, no Rio de Janeiro

Prejuízo para o agronegócio e desperdício de alimentos

Band News