IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Em anos anteriores, MEC concluiu que ensino a distância tem bom desempenho

Do UOL, em São Paulo

07/06/2018 04h00

O fundador e presidente do Conselho de Administração do grupo Ser Educacional, Janguiê Diniz, disse em entrevista na série UOL Líderes que o ensino a distância pode ser melhor do que o presencial.

"Essa visão de que o ensino a distância é de qualidade inferior é uma visão errada, porque isso já é comprovado cientificamente, inclusive nas avaliações do Ministério da Educação, que quem se forma via EAD tem o mesmo nível e até, em certos casos, melhor nível do que o ensino presencial", afirmou.

Em 2007, o Inep (órgão de avaliação e pesquisa do MEC) comparou o desempenho dos alunos dos mesmos cursos nas modalidades a distância e presencial. O levantamento indicou que em 7 de 13 áreas o aluno a distância foi melhor.

Esse tipo de levantamento consolidado não é divulgado anualmente pelo MEC. Questionado pelo UOL sobre um balanço mais recente, o Inep disse que não tem dados unificados dos setores e é preciso avaliar cada curso de cada instituição separadamente.

O MEC também disse que é preciso cuidado com as comparações. “Como cada área faz provas diferentes, não recomendamos comparações que misturem resultados de estudantes de diferentes áreas ou de diferentes edições do Enade."