ipca
0,48 Set.2018
selic
6,5 19.Set.2018
Topo

Em anos anteriores, MEC concluiu que ensino a distância tem bom desempenho

Do UOL, em São Paulo

07/06/2018 04h00

O fundador e presidente do Conselho de Administração do grupo Ser Educacional, Janguiê Diniz, disse em entrevista na série UOL Líderes que o ensino a distância pode ser melhor do que o presencial.

"Essa visão de que o ensino a distância é de qualidade inferior é uma visão errada, porque isso já é comprovado cientificamente, inclusive nas avaliações do Ministério da Educação, que quem se forma via EAD tem o mesmo nível e até, em certos casos, melhor nível do que o ensino presencial", afirmou.

Em 2007, o Inep (órgão de avaliação e pesquisa do MEC) comparou o desempenho dos alunos dos mesmos cursos nas modalidades a distância e presencial. O levantamento indicou que em 7 de 13 áreas o aluno a distância foi melhor.

Esse tipo de levantamento consolidado não é divulgado anualmente pelo MEC. Questionado pelo UOL sobre um balanço mais recente, o Inep disse que não tem dados unificados dos setores e é preciso avaliar cada curso de cada instituição separadamente.

O MEC também disse que é preciso cuidado com as comparações. “Como cada área faz provas diferentes, não recomendamos comparações que misturem resultados de estudantes de diferentes áreas ou de diferentes edições do Enade."

Newsletters

Receba dicas para investir e fazer o seu dinheiro render.

Quero receber

Mais Economia