Consulta a extrato do INSS só será feita com agendamento ou pela internet
A partir desta segunda-feira (16), quem quiser consultar no INSS o extrato previdenciário, também conhecido como CNIS, para ver dados de trabalho e contribuições, terá que agendar primeiro o atendimento pelo telefone 135 ou pelo canal Meu INSS (site e aplicativo para celulares).
Além do extrato, outros serviços terão de ser agendados por quem prefere o atendimento direto nas agências:
- consulta a histórico de crédito de benefício
- consulta a carta de concessão
- consulta a extrato de empréstimo consignado
- consulta a extrato de Imposto de Renda
- consulta a declaração de benefício – consta/nada consta
As consultas também podem ser feitas diretamente pela internet no Meu INSS, mas é preciso ter cadastro e senha (veja mais abaixo como fazer isso). Para utilizar a ferramenta somente para agendar o atendimento na agência, o cadastro não é necessário, segundo o instituto.
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O objetivo do agendamento prévio é agilizar o atendimento nas agências e reduzir o tempo de espera, segundo o INSS.
Quem comparecer à agência para solicitar um dos serviços será orientado a fazer o agendamento e receberá a senha do Meu INSS para que possa acessar o serviço pela internet, se preferir, ou agendar o atendimento em uma agência.
De acordo com o INSS, os bancos Bradesco, Caixa Econômica Federal e Itaú Unibanco também disponibilizam a consulta ao extrato previdenciário para seus clientes.
Outros serviços
Desde o dia 24 de maio, outros serviços, como mudança da agência de relacionamento e mudança do meio de pagamento, também passaram a ser atendidos com agendamento prévio. Veja quais são aqui.
Cadastro no Meu INSS
Para fazer o cadastro no Meu INSS, o instituto recomenda ter em mãos documentos e a carteira de trabalho. Algumas perguntas são feitas para conferir a identidade do usuário, como data de recebimento do benefício ou de realização de contribuições, nomes de empresas onde trabalhou e valores recebidos.
"Se errar mais de uma pergunta, o segurado pode aguardar 24 horas para tentar novamente ou ligar para o 135 e, em último caso, ir à agência do INSS. O cadastro pode ser realizado inteiramente pela internet", informa o instituto.
O atendimento pelo telefone 135 funciona de segunda a sábado, das 7h às 22h. A ligação é gratuita de telefone fixo ou público e tem o preço de ligação local pelo celular.
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