IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Economia deve crescer 1,4% em 2018 e 2,4% em 2019, diz presidente do BC

José Cruz/Agência Brasil
Imagem: José Cruz/Agência Brasil

Antonio Temóteo

Do UOL, em Brasília

05/12/2018 11h10

O presidente do Banco Central, Ilan Goldfajn, afirmou nesta quarta-feira (5) que a recuperação econômica do Brasil continuará em ritmo gradual, mas consistente. Ele estimou que o PIB (Produto Interno Bruto) deve crescer 1,4% em 2018 e 2,4% em 2019.

Ilan participa de audiência pública na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado Federal. Ele lembrou que o PIB registrou alta de 0,8% no terceiro trimestre.

“Foi a sétima variação positiva consecutiva, um comportamento não observado desde 2011. Isso mostra que a recuperação é gradual. As taxas não são elevadas, mas todos os semestres foram positivos. Isso nos dá conforto de que vamos crescer de forma consistente”, afirmou.

Leia também:

Recuperação depende de continuidade das reformas

Diante da recuperação econômica, Ilan ressaltou que a taxa de desemprego também segue em processo de queda gradual. “Na medida em que a economia vai crescendo, o desemprego vai declinando”, disse.

Para o presidente do BC, a retomada do crescimento econômico, com inflação e juros baixos, depende da continuidade dos ajustes e das reformas.

“Gostaria de enfatizar, como tenho feito em várias oportunidades, que a aprovação e a implementação das reformas, notadamente as de natureza fiscal e de ajustes na economia brasileira, são fundamentais para a sustentabilidade do ambiente com inflação baixa e estável”, disse.

Entenda o que é o PIB e como ele é calculado

UOL Notícias