Previdência na web: oposição critica, aliados elogiam, brasileiro faz piada
O presidente Jair Bolsonaro (PSL) entregou hoje ao Congresso a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da reforma da Previdência, sua principal promessa de governo. O texto propõe idades mínimas de aposentadoria de 65 anos para homens e 62 para mulheres e fixa um mínimo de 20 anos de contribuição.
A proposta que muda as regras da aposentadoria causou reações diferentes entre lideranças políticas e cidadãos nas redes sociais. Veja algumas.
Oposição bate
A oposição não demorou para questionar a proposta apresentada. O deputado Ivan Valente (PSOL-SP) criticou o aumento do tempo de trabalho para aposentadoria.
Guilherme Boulos, ex-candidato à Presidência pelo PSOL, disse que o governo entrega a Previdência aos bancos.
A deputada federal (PT-PR) e presidente nacional do PT Gleise Hoffmann disse que é "um ataque brutal" aos trabalhadores.
Aliados elogiam
Apoiadores do governo e da reforma também foram às redes sociais para defendê-la. O deputado federal Kim Kataguiri (DEM-SP) prometeu "impedir que a esquerda populista" barre a proposta.
A deputada estadual Janaina Paschoal (PSL), uma das autoras do pedido de impeachment de Dilma Rousseff, também endossou a reforma.
A deputada Bia Kicis (PSL-DF) postou uma selfie com o ministro da Economia, Paulo Guedes, mas ficou um pouco fora de foco. "Vamos marcar um golaço pelo Brasil!", escreveu ela.
E os militares?
Os militares ficaram de forma da proposta apresentada hoje, e isso gerou críticas.
Sabe aquela história de deixar para depois? Pois é.
Para o senador piauiense Ciro Nogueira, presidente nacional do PP, sem os militares, o texto "não deveria sequer tramitar".
Brasileiro faz piada
Como tudo no Brasil, a apresentação do projeto também foi matéria-prima para memes e piadas.
Um leitor atentou para a "empolgação" do presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), ao receber a proposta das mãos do presidente.
Gretchen não poderia ficar de fora.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.