Lucro dos bancos é "excessivo" porque há pouca competição, diz Guedes
O ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou hoje que o lucro dos bancos no Brasil é "alto" e "excessivo" porque apenas cinco grandes bancos dominam o mercado.
"Os 200 milhões de brasileiros precisam pegar dinheiro em cinco bancos. A competição é boa para os trabalhadores. Só não é boa para o empresário que tem amizades com o governo e precisa de favores", disse.
Uma medida importante para aumentar a concorrência no sistema bancário, segundo ele, foi a criação da empresa simples de crédito (ESC), em abril.
Trata-se de uma figura jurídica simples, que permite a criação de companhias para emprestar dinheiro para micro e pequenas empresas. Essas companhias não podem se identificar como bancos e devem ter receita bruta anual limitada a R$ 4,8 milhões.
O governo estima que as ESC poderão injetar R$ 20 bilhões ao ano em novos recursos para pequenos negócios no Brasil, aumentando esse mercado em 10%.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.