IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Qual a melhor época do ano para plantar cada cultura? App ajuda a saber

Do UOL, em São Paulo

25/06/2019 16h34

Produtores rurais e outros agentes do agronegócio podem usar um aplicativo para consultar, de forma prática, a melhor época para plantar 43 diferentes culturas. O app Zarc - Plantio Certo está disponível gratuitamente para celulares e tablets que usam o sistema Android.

O usuário seleciona quatro variáveis: município, tipo de solo, cultura e ciclo da planta. A partir daí, o sistema apresenta a época do ano mais indicada para a semeadura e as taxas associadas de risco de perdas: até 20%, 30% e 40%.

O aplicativo foi desenvolvido pela Embrapa Informática Agropecuária (Campinas/SP) e lançado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). O app traz as informações oficiais do Zoneamento Agrícola de Risco Climático (Zarc), ferramenta usada para orientar os programas de política agrícola do governo federal.

O Zarc é executado pela Embrapa e parceiros há mais de 20 anos. Baseado em séries históricas, ele permite identificar as janelas de plantio em que há menor chance de frustração de safra devido a eventos climáticos adversos para mais de 40 culturas agrícolas e sistemas de produção, em todos os municípios do território nacional.

Informações eram divulgadas no Diário Oficial

O atendimento às recomendações do Zarc é obrigatório para o agricultor acessar os recursos do Programa de Garantia de Atividade Agropecuária (Proagro), do Proagro Mais, destinado à agricultura familiar, e do Programa de Subvenção ao Prêmio do Seguro Rural (PSR).

Até então, as informações do zoneamento eram divulgadas somente por meio de tabelas publicadas em portarias do Diário Oficial da União ou no portal do Mapa. Com o aplicativo, a consulta passa a ser mais rápida e de fácil compreensão.

Dados sobre chuva e temperaturas

Além de trazer as informações do Zarc, o aplicativo contempla dados disponibilizados pelo sistema Agritempo e pela plataforma AgroAPI Embrapa, oferecendo análises mais detalhadas sobre as condições de armazenamento de água no solo a partir da data de semeadura informada pelo usuário.

Também é possível visualizar os dados sobre precipitação, número de dias sem chuvas e as temperaturas mínima e máxima, por decêndios.

Onde encontrar

Zarc - Plantio Certo: https://play.google.com/store/apps/details?id=embrapa.br.zonamento&hl=pt_BR (versão para Android)

Satélite brasileiro vai contribuir com informações para o campo

Band Terra Viva