IPCA
0.11 Ago.2019
Topo

Mídia e Marketing


Colgate, Ypê e Coca-Cola são preferidas dos brasileiros de todas as classes

Colaboração para o UOL, em São Paulo

25/06/2019 17h27

Colgate, Ypê e Coca-Cola são as três marcas preferidas pelos brasileiros de todas as classes sociais. As três figuram na lista das cinco marcas mais consumidas das classes AB, C e DE em 2018. Os dados são do ranking Brand Footprint, levantamento elaborado pela empresa de pesquisa Kantar, que divide a população nesses três grandes grupos.

Segundo o estudo, a Colgate é uma das marcas mais consolidadas entre os diferentes públicos. É a quinta marca preferida das classes AB e DE, com 88% de penetração em ambas. Na classe C, fica na quarta colocação, com 86,3% de penetração.

A Ypê, por sua vez, é líder entre os consumidores da classe DE, com 86,9% de penetração. Já entre os públicos AB e C, fica na segunda colocação, com 94,1% e 92,2% de penetração, respectivamente.

A Coca-Cola é a marca unânime e principal escolha entre consumidores do Brasil e do mundo. Entre as classes sociais, é a que apresenta diferença um pouco mais aparente. Nas classes AB, a marca tem 88,8% de penetração. Na classe C, tem 85,7%. O número cai para 76,1% entre o público das classes DE.

Ou seja: em 2018, quase 25% das pessoas das classes mais baixas não compraram Coca-Cola. Assim, elegeram outros concorrentes. A Maratá, de Sergipe, por exemplo, subiu uma posição no ranking e aparece em segundo lugar entre as marcas preferidas das classes DE.

"Marcas regionais são mais relevantes na cesta de alimentos, por exemplo. Por outro lado, a maior consistência entre os públicos está na compra de produtos de limpeza", declarou Giovanna Fischer, diretora de Marketing e Consumer Insights da Kantar.

Veja abaixo as marcas mais compradas pelos brasileiros de acordo com a classe socialem cada público (o ranking incluui o número de vezes que as pessoas compraram a marca durante o ano):

Classes AB

  1. Coca-Cola (refrigerantes) - 162 milhões
  2. Ypê (higiene e limpeza) - 137 milhões
  3. Sadia (alimentos) - 89 milhões
  4. Italac (leite e derivados) - 83 milhões
  5. Colgate (produtos bucais) - 82 milhões

Classe C

  1. Coca-Cola (refrigerantes) - 246 milhões
  2. Ypê (higiene e limpeza) - 240 milhões
  3. Italac (leite e derivados) - 148 milhões
  4. Colgate (produtos bucais) - 144 milhões
  5. Tang (refresco em pó) - 138 milhões

Classes DE

  1. Ypê (higiene e limpeza) - 107 milhões
  2. Maratá (refresco e refrigerantes) - 95 milhões
  3. Vitarella (massas e biscoitos) - 88 milhões
  4. Coca-Cola (refrigerantes) - 82 milhões
  5. Colgate (produtos bucais) - 80 milhões

Geração Y quer inovação, mas também é conservadora

UOL Notícias

Mais Mídia e Marketing