IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Guia pretende equiparar métricas de vídeos em TV aberta e meios digitais

Colaboração para o UOL, em São Paulo

29/08/2019 09h16

A Associação Brasileira de Anunciantes (ABA) lançou nesta semana o "Guia ABA de Métricas de Audiência de AdVideo". A ferramenta pretende equiparar métricas de audiência de vídeos, estejam eles em televisão aberta, meios digitais, TV paga, mídia exterior ou num dispositivo de streaming, por exemplo.

O modelo segue padronizações já fornecidas por entidades como o Media Rating Council (MRC) e o Interactive Advertising Bureau (IAB). O principal desafio foi identificar uma métrica única para os vídeos online, uma vez que institutos e plataformas fornecem números com critérios particulares, sem equalização entre eles.

O guia faz um passo a passo de como atingir essa métrica. A construção do padrão exigiu 18 meses de trabalho da ABA, que contou com o apoio de entidades como o Instituto Verificador de Comunicação (IVC), Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa (Abep), Mobile Marketing Association (MMA) e empresas de pesquisa de mercado, como Kantar, Ipsos, Nielsen e Comscore.

"Acreditamos que a informação e transparência são componentes essenciais no ecossistema de mídia e a entrega desses fatores ao mercado é o grande objetivo deste documento", declara Marco Frade, head de Digital, Media & PR da LG e presidente do Comitê de Mídia da ABA.

"Podemos afirmar que o espaço das mídias digitais no mercado de comunicação está consolidado. Os players de nosso mercado devem estar atentos às nuances dos novos comportamentos inerentes a tais meios. O guia traz com propriedade alguns dos temas mais relevantes para o momento atual", diz Pedro Silva, presidente executivo do IVC.