IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Investimento em publicidade foi de R$ 3,8 bi no 1º trimestre, aponta estudo

Renato Pezzotti

Colaboração para o UOL, em São Paulo

17/10/2019 20h02

Resumo da notícia

  • Segundo painel do Cenp (Conselho Executivo das Normas-Padrão), 54,7% do valor foi destinado à TV aberta e 19,1% à internet
  • Primeiro panorama de 2019 obteve dados de 214 agências de publicidade de todo o país
  • Fora dos números estão os investimentos de pequenos e médios anunciantes, principalmente regionais, em plataformas digitais como Google e Facebook

No primeiro trimestre deste ano, os investimentos em publicidade no Brasil chegaram a R$ 3,8 bilhões, sendo 54,7% do valor destinado à TV aberta e 19,1% à internet, os dois meios com maior investimento.

Os dados foram divulgados hoje (17) pelo Cenp (Conselho Executivo das Normas-Padrão), entidade que reúne os principais anunciantes, veículos de comunicação e agências de publicidade do país.

O painel teve início em 2017, com a participação de 75 agências. Em 2018, obteve a informações de 78 agências. Agora, divulga o primeiro panorama de 2019, com a participação de 214 agências de publicidade de todo o país.

Como o Cenp-Meios não divulgou uma análise do primeiro trimestre de 2018, é impossível realizar uma comparação com o volume de compra de mídia dos três primeiros meses de 2019.

Os números apresentados também não contemplam os investimentos de pequenos e médios anunciantes, principalmente regionais, em plataformas digitais como Google e Facebook.

Confira os números do investimento publicitário no primeiro trimestre de 2019 (em milhões):

  • Televisão aberta: R$ 2.073.061 (54,7%)
  • Internet: R$ 723.609 (14,4%)
  • Mídia exterior: R$ 433.988 (11,4%)
  • Televisão por assinatura: R$ 249.633 (6,6%)
  • Rádio: R$ 173.533 (4,6%)
  • Jornal: R$ 96.579 (2,6%)
  • Revista: R$ 28.539 (0,8%)
  • Cinema: R$ 13.051 (0,3%)
  • Total: R$ 3.792.174

Todos os dados e agências que participam do painel podem ser encontrados no site do Cenp.

Veja mais economia de um jeito fácil de entender: @uoleconomia no Instagram.

Ouça os podcasts Mídia e Marketing, sobre propaganda e criação, e UOL Líderes, com CEOs de empresas. Mais podcasts do UOL em uol.com.br/podcasts, no Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts e outras plataformas.