IPCA
0,1 Out.2019
Topo

Mídia e Marketing


Mauricio de Sousa aposta em anime da Turma da Mônica Jovem

Divulgação
Imagem: Divulgação

Renato Pezzotti

Colaboração para o UOL, em São Paulo

28/10/2019 04h00

Resumo da notícia

  • Animação terá lançamento nos cinemas, em um especial de 80 minutos
  • Depois disso, série será exibida no Cartoon Network, em 13 episódios
  • Iniciativa nasceu de uma nova demanda do público entre 7 e 10 anos
  • Além da série, turma também terá presença no Spotify

Depois do sucesso do longa de live-action com a Turma da Mônica, lançado em julho e que alcançou 2 milhões de espectadores nos cinemas, a Mauricio de Sousa Produções (MSP) busca fortalecer outro produto da casa: a Turma da Mônica Jovem (TMJ), que ganhará uma série de animação em formato de anime.

No dia 7, o Cartoon Network vai exibir os 13 episódios da primeira temporada. Cada capítulo abordará a vida dos quatro personagens centrais (Mônica, Cebolinha, Cascão e Magali) e de seus principais amigos (Marina, Denise, Jeremias, Titi e Xaveco), passando por assuntos comuns à adolescência, como amizade, bullying e mundo virtual, entre outros.

Antes disso, no final de semana que vem (2 e 3 de novembro), haverá um lançamento nos cinemas na rede Cinemark. Será exibido um especial, com 80 minutos, mostrando episódios e conteúdos exclusivos, sobre bastidores do processo criativo dos quadrinhos.

"Há uma certa liberdade de roteiro. Os episódios não são contínuos, mas fazem parte de um arco de histórias", disse Marcos Saraiva, produtor executivo da Mauricio de Sousa Produções.

De olho nos pré-adolescentes

A iniciativa nasceu após uma pesquisa feita pela Maurício de Sousa Produções, que apontou uma nova procura do público entre 7 e 10 anos. "Notamos que era necessário adaptar a linguagem e entrar nesse universo em que estão os pré-adolescentes", afirmou Saraiva.

Além dos episódios na TV, a turma também terá presença no Spotify, com playlists produzidas para este público. "Independente da tecnologia, a missão é estar onde o fã está", disse o produtor.

Conteúdo para assistentes de voz

Falando em tecnologia, a Turma da Mônica (tradicional), por exemplo, também está na Alexa, assistente de voz da Amazon. Lá, conta com quatro novas histórias: "Fica vai ter bolo", "Essa voz é de quem?", "Tá 'tilando' com a minha 'cala'" e "Rangendo os dentes".

"Estar em assistentes de voz também é um aprendizado. Primeiro, tivemos que pensar em quais desenhos animados fariam sentido sem a imagem. Depois, pensamos em como explorar a plataforma. A terceira etapa, agora, é entender até onde podemos ir", declarou Saraiva.

Mesma turma, várias plataformas

Para ele, a Turma da Mônica cativa gerações, principalmente, por contar com os mesmos personagens.

"A renovação acontece dentro da mesma turminha. Um dos segredos é estar em todas as plataformas, com diferentes conteúdos para todas as idades", afirmou o executivo.

Veja mais economia de um jeito fácil de entender: @uoleconomia no Instagram.
Ouça os podcasts Mídia e Marketing, sobre propaganda e criação, e UOL Líderes, com CEOs de empresas.
Mais podcasts do UOL em uol.com.br/podcasts, no Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts e outras plataformas.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{user.alternativeText}}
Avaliar:

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Mídia e Marketing