IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Resultado do leilão foi um "sucesso", diz porta-voz da Presidência

Do UOL, em São Paulo

06/11/2019 19h30

O governo do presidente Jair Bolsonaro considera que o resultado do megaleilão de petróleo, realizado na manhã desta quarta-feira, foi "um sucesso" e "exitoso", disse o porta-voz da Presidência, Otávio Rêgo Barros, apesar de o valor arrecadado ter ficado abaixo do que era esperado.

"O leilão desta manhã foi considerado um sucesso, diferente do que vem sendo equivocadamente veiculado. Havia expectativas de 100 bilhões (de reais), atingimos 70 bilhões (de reais). Setenta bilhões significa que este foi o maior leilão deste tipo no mundo", disse em briefing regular à imprensa, ao destacar que governo, estados e municípios vão receber sua parcela desse montante.

"De forma alguma consideramos que tenha havido um insucesso, nós consideramos sim que foi exitoso o leilão e temos expectativas futuras, inclusive para esses dois outros poços que não foram neste momento incluídos no processo, para que futuramente eles sejam apresentados e que possam ser absorvidos pela iniciativa privada", completou.

O governo brasileiro negociou nesta quarta duas áreas do excedente da cessão onerosa por cerca de R$ 70 bilhões, no que foi considerado por autoridades como o maior leilão petrolífero da história, mas classificado como frustrante por alguns representantes do mercado devido à baixa participação de petroleiras estrangeiras.

Das quatro áreas ofertadas, apenas duas foram arrematadas, uma delas integralmente pela Petrobras e a outra —a maior delas colocada no leilão— em um consórcio em que a estatal tem 90% de participação.

(Com Reuters)