Lives e guerra de fast food são destaque na Black Friday; veja números
Do UOL, em São Paulo
02/12/2019 19h42
Resumo da notícia
- Levantamento da plataforma digital Torabit acompanhou 2 milhões de menções sobre Black Friday
- Um dos destaques foi o youtuber Felipe Neto, que comandou o Show da Black Friday, live patrocinada pelas lojas Americanas
- O Magazine Luiza apostou na TV com a transmissão #BlackDasBlacks no canal Multishow
- Disputa entre redes de fast food McDonald's e Burger King movimentou o setor de comida
Transmissões ao vivo foram as grandes novidades e os grandes destaques da Black Friday em 2019. Levantamento da plataforma de monitoramento digital Torabit acompanhou e analisou aproximadamente 2 milhões de menções durante o mês de novembro sobre o universo da Black Friday.
O youtuber Felipe Neto comandou o Show da Black Friday, live patrocinada pelas lojas Americanas que durou cerca de 5 horas e foi transmitida em oito canais simultâneos no Youtube. O Magazine Luiza apostou na TV com a transmissão #BlackDasBlacks no canal Multishow. O programa alternou apresentações de artistas com divulgação de promoções da loja, tudo isso comandado pelo apresentador Luciano Huck.
A parceria entre Youtube, Americanas e youtubers fez mais barulho nas redes, e teve 3,5 vezes mais referências se comparada às menções nas redes sobre o evento do Magazine Luiza no Multishow.
A categoria Alimentos e Bebidas foi impulsionada, mais uma vez, pela disputa das redes de fast food McDonald's e Burguer King, ambas com promoções especiais. No dia da ação, a única forma de pagamento das promoções (Mercado Pago) ficou fora do ar em algumas lanchonetes e gerou reclamações.
A categoria Black Fraude foi a quarta mais falada com reclamações de propagandas fakes.
Destaque inusitado da Black Friday, que bombou nas redes, foi a campanha do time Vasco para aquisição de novos sócios torcedores, o time saiu dos 35 mil e chegou à sua meta de 100 mil sócios.<
Em 2019, assim como em 2018, a categoria "piada", que é composta por memes e diversas brincadeiras com o evento ficou em primeiro lugar na divisão por menções.
Veja os temas com mais evidência:
Piadas 43%
Alimentos e Bebidas 11%
Transmissão ao Ao Vivo 10%
Black Fraude 6%
Esporte e Lazer 5%
Tatuagem e Piercing 4%
Sem dinheiro 4%
Beleza e Saúde 4%
Moda 3%
Telefonia 2%
Livros 2%
Instituições Financeiras 1%
Reclamação das ações 1%
Eletrônicos 1%
Viagens 1%
Games 1%
Desejo de Consumo 1%
Confira as marcas mais citadas:
Mc Donald's 13%
Burger King 13%
americanas.com 10%
Nike 10%
Vasco 7%
Magazine Luiza 6%
Renner 3%
Apple 3%
Flamengo 3%
Nubank 2%
Amazon.com 1%
Mercado Pago 1%
Submarino 1%
Vivo 1%
Samsung 1%