IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Caixa inicia pagamento a pescadores afetados por óleo em praias na 2ª feira

Voluntários e operários limpam mancha de óleo nas praias de Itapuama e Xareu, no litoral sul de Pernambuco - Ademar Filho/Futura Press
Voluntários e operários limpam mancha de óleo nas praias de Itapuama e Xareu, no litoral sul de Pernambuco Imagem: Ademar Filho/Futura Press

Do UOL, em São Paulo

13/12/2019 19h10

A Caixa Econômica Federal começa a pagar, a partir de segunda-feira (16), a primeira parcela do auxílio emergencial aos pescadores profissionais que foram afetados pelo derramamento de óleo no litoral do país. O benefício foi determinado pelo governo federal no dia 29 de novembro.

Ao menos 65 mil profissionais registrados podem receber o benefício de R$ 1.996, que será pago em duas parcelas de R$ 998 cada. Apenas aqueles que tiveram prejuízos até a data em que a Medida Provisória (MP) foi editada pelo governo podem ter acesso à indenização.

Os pagamentos serão realizados com a mesma organização de outros benefícios sociais, como o Bolsa Família, que determina a data de saque de acordo com o dígito final do Número de Identificação Social (NIS) do beneficiário.

Para sacar o valor é necessário apresentar o cartão social em qualquer canal ligado à Caixa, como Casas Lotéricas e terminais de autoatendimento. Aqueles que não tiverem o cartão podem sacar em qualquer agência do banco desde que apresentem documento de identificação com foto.

O auxílio também não interfere no pagamento de outros programas. Ou seja, beneficiários do Bolsa Família ou do Seguro Defeso podem receber os respectivos normalmente, em acumulado com o auxílio do governo.

Confira as datas previstas para saques de acordo com o final do NIS

  • Finais 1, 2, 3, 4 e 5: 16/dez
  • Final 6: 17/dez
  • Final 7: 18/dez
  • Final 8: 19/dez
  • Final 9: 20/dez
  • Final 0: 23/dez