Topo

Fim da multa de 10% do FGTS tem pouco impacto para trabalhador e empresa

Filipe Andretta

Do UOL, em São Paulo

13/12/2019 16h34

Resumo da notícia

  • Dinheiro era pago pelas empresas ao governo sempre que demitiam um empregado sem justa causa
  • Especialista diz que fim dos 10% faz pouca diferença nos custos do empregador
  • Também não muda o que já é pago ao funcionário demitido
  • Multa de 10% havia sido criada em 2001

O governo Jair Bolsonaro acabou com a multa de 10% sobre o FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) paga pelas empresas aos cofres públicos toda vez que demitem um empregado sem justa causa. A medida tem impacto reduzido na economia e no bolso dos trabalhadores, segundo especialista ouvido pelo UOL, pois faz pouca diferença nos custos do empregador e não muda o que já é pago ao funcionário demitido.

A multa adicional foi criada em junho de 2001. Na prática, a indenização paga pelas empresas nas demissões sem justa causa aumentou de 40% para 50% sobre o valor do FGTS do trabalhador. A pessoa demitida continuou recebendo 40% de multa, e os 10% adicionais passaram para a conta única do Tesouro Nacional, de onde é remetido ao fundo operado pela Caixa e gerido por entidades representativas dos trabalhadores, dos empregadores e representantes do governo.

Para o advogado Cássio Faeddo, especialista em direito do trabalho, o fim da multa de 10% não tem impacto financeiro para os trabalhadores, porque esse dinheiro já não é repassado ao empregado demitido. Por outro lado, a multa total paga pela empresa ficará menor, o que pode ser um estímulo à demissão. "Fica mais barato demitir sem justa causa, mas o efeito disso é pequeno para a economia", afirmou.

Dilma vetou fim da multa; Temer tentou retomar

A extinção dos 10% já havia sido tentada antes. O Congresso chegou a aprovar o fim da multa em 2013, mas sua extinção foi vetada pela então presidente Dilma Rousseff. Em 2017, Michel Temer enviou à Câmara um projeto para acabar gradualmente com a multa de 10%, mas o texto não foi para frente.

O veto de Dilma Rousseff aconteceu durante seu primeiro mandato presidencial, em julho de 2013. Ela justificou que o projeto era contrário ao interesse público porque reduziria em R$ 3 bilhões por ano a receita do FGTS.

Segundo a ex-presidente, o fim da multa adicional levaria à redução de investimentos em programas sociais e em ações estratégicas de infraestrutura, como o Programa "Minha Casa, Minha Vida", que beneficia principalmente os próprios correntistas do FGTS.

Em dezembro de 2016, Michel Temer e o então ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, propuseram o fim da multa adicional de 10% como parte de um pacote de medidas para tentar estimular a economia.

À época da proposta, Meirelles defendeu que ela não teria impacto fiscal, mas seria capaz de gerar empregos por reduzir o custo para as empresas.

Veja mais economia de um jeito fácil de entender: @uoleconomia no Instagram.
Ouça os podcasts Mídia e Marketing, sobre propaganda e criação, e UOL Líderes, com CEOs de empresas.
Mais podcasts do UOL em uol.com.br/podcasts, no Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts e outras plataformas.

Como fazer o cadastro no aplicativo do FGTS

UOL Notícias

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Fim da multa de 10% do FGTS tem pouco impacto para trabalhador e empresa - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Economia