IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Setor imobiliário deve puxar investimentos e PIB em 2020, diz diretor do BC

Getty Images
Imagem: Getty Images

Antonio Temóteo

Do UOL, em Brasília

19/12/2019 12h08

Resumo da notícia

  • Investimento deve crescer 4,1% em 2020, diz diretor do BC
  • BC estimou que esse crescimento será impulsionado pelo setor imobiliário
  • Brasil deve crescer 2,2% e 2020, segundo o BC
  • Apesar do crescimento, informalidade do mercado de trabalho chama atenção do BC

O diretor de Política Econômica do BC (Banco Central), Fabio Kanczuk, afirmou hoje que o investimento deve surpreender positivamente em 2020 e crescer 4,1%, puxado pelo setor imobiliário. O BC estimou que o Brasil crescerá 2,2% no próximo ano.

Kanczuk declarou que a recuperação do setor imobiliário não é afetada positivamente somente pelas construções em São Paulo. Segundo ele, outras capitais têm contribuído para a retomada do crescimento desse setor.

O presidente do BC, Roberto Campos Neto, afirmou que a retomada da construção civil tem relação com a autorização para que os bancos pudessem lançar linhas de financiamento imobiliário indexadas ao IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo).

A Caixa Econômica Federal foi o primeiro banco a oferecer essa linha de crédito. "As parcelas (dos financiamentos imobiliários) caíram até 25%. Temos mais gente comprando imóveis, isso leva a mais lançamentos. Esse setor estava deprimido, com bastante desemprego", disse.

Mercado de trabalho

Apesar disso, o diretor do BC afirmou que o mercado de trabalho tem mostrado sinais contraditórios. "O processo de recuperação do mercado de trabalho nos últimos anos tem se apoiado primordialmente no setor informal", disse.

O diretor do BC afirmou que esse processo de recuperação do mercado de trabalho está ligado a retomada gradual da economia.

"O movimento pode estar associado ao gradualismo que caracteriza a retomada da atividade econômica e também a fatores tecnológicos que ampliaram as possibilidades de se ofertar trabalho autonomamente", disse.

Veja mais economia de um jeito fácil de entender: @uoleconomia no Instagram.
Ouça os podcasts Mídia e Marketing, sobre propaganda e criação, e UOL Líderes, com CEOs de empresas.
Mais podcasts do UOL no Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts e outras plataformas