Logo Pagbenk Seu dinheiro rende mais
Topo

Eco Moliterno, da Accenture: Somos a última geração que terá um emprego só

Renato Pezzotti

Colaboração para o UOL, em São Paulo

07/01/2020 04h01

Eco Moliterno, diretor de criação da Accenture Interactive para América Latina, é o entrevistado do podcast Mídia e Marketing, publicado hoje (07).

Para Moliterno, que atuou durante mais de 15 anos em agências de publicidade, todas as pessoas têm seu lado criativo. "A diferença é que você a exerce para práticas distintas. Todo mundo tem seu lado criativo. Convivo com pessoas que são criativas em tecnologia, outras em consultoria e algumas e negócios, por exemplo. Elas têm o poder de solucionar os problemas dos clientes usando a criatividade aplicada ao que sabem fazer de melhor." O executivo ainda explica um pouco mais sobre suas funções na área de publicidade da consultoria (no programa acima, o tema é abordado a partir de 15:38).

"O mundo quer cada vez menos intermediários", avalia. "Tudo que tem 'agência' no nome está passando dificuldade: agência de turismo, agência de modelo e agência bancária, por exemplo. Os consumidores querem uma relação cada vez mais direta", diz Moliterno (a partir de 01:19). "Divido as empresas entre clientes que precisam fazer entretenimento e clientes que precisam criar experiências. Se você tem um serviço, precisa criar a melhor experiência para as pessoas que vão utilizar esse serviço. Isso que vai fazer com que elas disseminarem o seu serviço nas redes", declara (no programa disponibilizado acima, o tema é abordado a partir de 21:05).

"Somos a última geração que teremos apenas um emprego só. As novas querem ter mais de um, para colocar em práticas mais talentos. Isso também ajudou a direcionar a minha atividade publicitária", afirma, ao explicar sua atuação também como caricaturista da revista Veja (a partir de 13:04). O publicitário já montou diversas operações criativas dentro de empresas, como na produtora Tesla, nas agências Wunderman (hoje, Wunderman Thompson), Y&R e Africa e, agora, na consultoria global Accenture.

O podcast Mídia e Marketing do UOL, com foco em propaganda e criatividade, tem conversas com comandantes de agências, vice-presidentes e diretores de marketing de anunciantes, diretores de criação, empreendedores e executivos de start-ups. Os programas são publicados todas às terças-feiras.

Podcasts são programas que podem ser ouvidos a qualquer hora e lugar —no computador, smartphone ou em outro aparelho com conexão à internet. Os podcasts do UOL estão todos disponíveis em uol.com.br/podcasts. Para ouvir estes e outros programas, você pode baixar aplicativos como o Spotify e o Apple Podcasts, por exemplo, buscar o nome do podcast e dar play no episódio desejado.