IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Procon-SP notifica Via Varejo sobre vendas de computadores com Windows 7

O Procon-SP constatou que notebooks e computadores com o sistema operacional ainda estão sendo anunciados no site do supermercado Extra - Reprodução/TV Globo
O Procon-SP constatou que notebooks e computadores com o sistema operacional ainda estão sendo anunciados no site do supermercado Extra Imagem: Reprodução/TV Globo

Do UOL, em São Paulo

03/02/2020 17h38

A decisão da Microsoft de parar de oferecer atualizações contínuas de software e segurança para o Windows 7 afetou a Via Varejo. A gigante de vendas brasileira foi notificada pelo Procon-SP se esclareceu para os consumidores que as máquinas adquiridas não contarão mais com esse serviço.

O Procon-SP recebeu reclamações de compradores e também constatou que notebooks e computadores com o sistema operacional ainda estão sendo anunciados no site do supermercado Extra. A atualização deixou de ser oferecida pela Microsoft no dia 15 de janeiro.

O órgão de defesa do consumidor perguntou à empresa se os consumidores foram devidamente informados da falta de atualização e em que etapa da compra esta informação é repassada. A Via Varejo foi notificada oficialmente na última sexta-feira e tem 72 horas para dar os esclarecimentos pedidos para o Procon-SP.

Em comunicado oficial, a empresa se pronunciou: "A Via Varejo informa que os produtos citados na matéria foram comercializados exclusivamente por sellers de marketplace do extra.com e já os orientou sobre a informação técnica pertinente recebida do fabricante. A empresa esclarece ainda que toda a atualização de softwares, suporte e informações técnicas são de responsabilidade do fornecedor. A companhia ressalta que pelo previsto no CDC o fabricante permanece responsável pelos produtos em questão, pelo seu tempo de garantia".