IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

UOL convida diretores de cinema para lançar documentários no selo MOV.doc

Filmes do selo Mov.doc apresenta Diretores Convidados estreiam a partir de 05 de fevereiro - Reprodução MOV
Filmes do selo Mov.doc apresenta Diretores Convidados estreiam a partir de 05 de fevereiro Imagem: Reprodução MOV

Do UOL, em São Paulo

05/02/2020 04h00

O UOL lança nos meses de fevereiro e março quatro novos filmes, que fazem parte do projeto "MOV.doc apresenta Diretores Convidados". As obras foram realizadas pelo selo MOV.doc, destinado a produções documentais. Com esta nova série, o UOL consolida-se como um grande produtor de documentários, com conteúdo de alto engajamento e em parceria com grandes nomes do audiovisual. Os filmes estarão disponíveis em todas as plataformas e redes sociais do UOL a cada quinze dias, a partir desta quarta-feira (05).

Serão quatro documentários em curta-metragem dirigidos por Beto Brant, Sérgio Machado e Rita Piffer, Luiz Thunderbird e Zé Mazzei, e Marina Person. A coprodução é da Alzira Filmes.

Estreias dos documentários:

05/02 - Beth Beli Maestra, dirigido por Beto Brant

19/02 - Hotel Tropical, dirigido por Sérgio Machado e Rita Piffer

04/03 - Livre Estou, dirigido por Marina Person

18/03 - Lucinha Turnbull, dirigido por Luiz Thunderbird e Zé Mazzei

"Beth Beli Maestra", curta dirigido por Beto Brant ("Os Matadores, "O Invasor"), estreia nesta quarta-feira (05). O filme revela a história da percussionista e criadora do Ilu Obá De Min, bloco afro composto por mais de 450 mulheres que desfila no centro de São Paulo e é um marco de resistência negra na festa mais popular do país. Para assistir ao documentário, clique aqui.

No dia 19 de fevereiro, é a vez do "Hotel Tropical", produção dirigida por Sérgio Machado ("Cidade Baixa", "Quincas Berro d´Água", "A Luta do Século") e Rita Piffer ("Ausência de Memória"). O documentário mostra a situação do Hotel Tropical, considerado um dos mais luxuosos de Manaus, e que está fechado desde maio de 2019. O resort depende dos cuidados voluntários dos ex-funcionários, que cuidam da manutenção básica de um hotel em decadência.

O terceiro curta tem sua estreia no dia 04 de março. Dirigido por Marina Person ("Califórnia"), "Livre Estou" mergulha no universo da diversidade de gênero. Numa mistura de documentário e ficção, o jovem Yaco, vivido pelo ator Thiago Amaral, vai parar na festa Feijão, que recebe uma vez por mês drag queens e membros da comunidade queer.

O último lançamento será no dia 18 de março com "Lucinha Turnbull", dirigido por Luiz Thunderbird e Zé Mazzei. O filme desvenda a biografia da primeira mulher a ganhar visibilidade como guitarrista no Brasil, na década de 70. Lucinha tocou ao lado de Rita Lee, além de participar de grandes sucessos de Gilberto Gil, como "Refavela".

Esse projeto faz parte da MOV, plataforma do UOL que traz programas originais e coproduções, histórias reais brasileiras, além de conteúdo para marcas, entrevistas especiais e bastidores. Para acompanhar as novidades do MOV, acesse:

Para acompanhar a série, acesse:

MOV - https://www.uol.com.br/mov/

YouTube: youtube.com/MOVdoc

Instagram - instagram.com/movuol

Twitter - twitter.com/movuol