IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Jairo Bouer conduz debate sobre saúde mental em tempos de coronavírus

arte para chamada de uol debate, dia 06/04 - Arte UOL
arte para chamada de uol debate, dia 06/04 Imagem: Arte UOL

Do UOL, em São Paulo

06/04/2020 04h00

Nesta segunda-feira, o UOL Debate reúne um time de experts, entre eles Leandro Karnal e Contardo Calligaris, para discutir as consequências do coronavírus sob a perspectiva da saúde mental — o custo emocional provocado pelas medidas de isolamento e pelo excesso de informação, além dos riscos de agravamento ou surgimento de novos casos de transtornos mentais como depressão e ansiedade. Esta edição, que acontecerá hoje às 13 horas, contará com a participação de:

  • Carmita Abdo, psiquiatra, doutora e livre-docente pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), fundadora e coordenadora do Programa de Estudos em Sexualidade (ProSex) do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas de São Paulo
  • Contardo Calligaris, psicanalista e colunista do jornal Folha de São Paulo, além de autor de "Hello Brasil!", "Cartas a um Jovem Terapeuta" e "Coisa de Menina"
  • Christian Dunker, psicanalista e professor titular do Instituto de Psicologia da USP. Autor de "Psicologia e Psicanálise", vencedor do Prêmio Jabuti em 2012. Também é colunista de Tilt, o canal de tecnologia do UOL.
  • Leandro Karnal, professor da Unicamp, doutor em história cultural pela USP e autor de "O dilema do porco-espinho: como encarar a solidão".
  • Vera Iaconelli, psicanalista, mestre e doutora pela USP, colunista do Jornal Folha de São Paulo e autora de "O Mal-estar na Maternidade" e "Criar Filhos no Século XXI"

O debate terá a mediação de Jairo Bouer, psiquiatra formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) e bacharel em biologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Fez residência em psiquiatria no Instituto de Psiquiatria da USP. Nos últimos 25 anos tem trabalhado com divulgação científica e comunicação em saúde, sexualidade e comportamento nos principais veículos de mídia impressa, digital, rádios e TVs de todo o país.

O UOL Debate reúne especialistas e nomes conhecidos do público para abordar o impacto da desaceleração da economia sobre as pessoas e as empresas, a reação dos governos aos enormes desafios impostos pelo coronavírus, os efeitos de uma sociedade em quarentena para a saúde mental e a educação das crianças, como esportistas e artistas estão lidando com a crise e as perspectivas para seus campos de atuação, entre muitos outros temas.

UOL Debate será transmitido na home do UOL e no canal do UOL no YouTube e também nos perfis do UOL no Twitter e no Facebook.