IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Coronavírus: RJ anuncia redução na tarifa do gás natural a partir de maio

Do UOL, em São Paulo

13/04/2020 16h44

O estado do Rio de Janeiro terá tarifas mais baixas para o gás natural a partir de 1º de maio. A medida, aprovada pela Agência Reguladora de Energia e Saneamento Básico do Estado do Rio de Janeiro (Agenersa), foi anunciada hoje pelo próprio governo.

Na Região Metropolitana, a redução será de cerca de 2,5% para clientes residenciais; 3,2% para o segmento comercial; de 5,3% a 7% para o consumidor industrial e 7,7% para GNV.

No interior do Rio, os percentuais médios de redução serão de 3,6% para residências; 5,4% para comércios; 6,5% a 8,5% para indústrias; e 8,8% para GNV.

"O mundo passa por uma grave crise dos preços dos produtos derivados do petróleo e, com isso, o Tesouro do Estado já está perdendo muita receita. A medida vai nos ajudar a investir nas melhorias que o Rio de Janeiro tanto precisa. O trabalho da nossa equipe de Desenvolvimento Econômico foi no sentido de possibilitar a revisão desses preços e passá-los para o consumidor final. A intenção foi diminuir os custos para os cidadãos e também para as empresas que geram empregos", afirmou o governador Wilson Witzel (PSC).

Os percentuais foram publicados hoje no Diário Oficial. A queda no preço, uma resposta ao impacto econômico causado pela pandemia do novo coronavírus, é resultado à diminuição no custo de aquisição do insumo fornecido pela Petrobras.

"Esse é mais um fator que contribuirá para atravessarmos esse período de dificuldades. A medida beneficia todos os segmentos de consumo, do residencial ao industrial", reforçou Lucas Tristão, secretário de Desenvolvimento Econômico, Energia e Relações Internacionais.