IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Fitch muda perspectiva e sinaliza reduzir nota de crédito do Brasil

Reinhard Krause/Reuters
Imagem: Reinhard Krause/Reuters

Da Agência Brasil

05/05/2020 21h19

A agência de classificação de risco Fitch reduziu de estável para negativa a perspectiva da nota de crédito do Brasil. A decisão foi divulgada na noite desta terça-feira (5) e ocorre dois anos depois de a agência ter indicado que não pretendia rever a nota do País.

A perspectiva estável significa que a agência pode reduzir a nota do País nos próximos meses ou anos. Atualmente, a Fitch concede nota BB- para o Brasil, três níveis abaixo do grau de investimento, garantia de que o país não corre risco de dar calote na dívida pública.

A perspectiva estável indicava que a nota não seria alterada tão cedo.

Em comunicado, a Fitch citou dois fatores para justificar a decisão. O primeiro foi a deterioração das perspectivas para a economia, que vinha num cenário de desequilíbrios fiscais e de baixo crescimento econômico, mas foi agravada pela pandemia do novo coronavírus.

Segundo a agência, o Produto Interno Bruto (PIB) deve ter contração de 4% neste ano. Queda de arrecadação e gastos maiores elevam o déficit do governo e fazem a dívida pública subir.

O segundo fator foi a tensão política. Segundo o comunicado, existe um "relacionamento volátil" entre os poderes Executivo e Legislativo, que pode prejudicar a aprovação de reformas estruturais depois da pandemia.

"Ainda que a administração e o Congresso tenham trabalhado juntos para aprovarem uma importante reforma da Previdência em 2019 e as recentes medidas emergenciais para apoiar a economia, fricções periódicas reduziram a previsibilidade dos resultados econômicos e políticos e nublaram as perspectivas de reforma após a pandemia", destacou o texto.

A última vez em que a Fitch tinha rebaixado a nota brasileira tinha sido em fevereiro de 2018, quando a classificação do País foi reduzida para três níveis abaixo do grau de investimento. Essa é mesma nota concedida pela S&P, outra das principais agências de classificação de risco. A Moody's classifica o país dois níveis abaixo do grau de investimento.

No início de abril, a S&P tinha rebaixado a perspectiva da nota brasileira. Na ocasião, a agência reduziu a perspectiva de positiva para estável, o que indica que a agência desistiu de melhorar a nota do Brasil nos próximos meses.

Procurado pela Agência Brasil, o Ministério da Economia ainda não informou se comentará a diminuição da perspectiva da nota brasileira pela Fitch.