IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Receita Federal recebeu quase 20 milhões de declarações do imposto de renda

O prazo para declarar termina em 30 de junho; data limite seria abril, mas foi adiada por conta da pandemia - Getty Images
O prazo para declarar termina em 30 de junho; data limite seria abril, mas foi adiada por conta da pandemia Imagem: Getty Images

Do UOL, em São Paulo

17/06/2020 16h08

A Receita Federal anunciou hoje que recebeu quase 20 milhões de declarações de imposto de renda até a manhã de hoje.

A Receita disse, em comunicado, que foram emitidas 19.927.584 declarações em seu sistema — 6,4 milhões só em São Paulo, estado com maior número de documentos entregues até o momento.

O prazo para declarar termina em 30 de junho. A data limite para entrega seria em abril, mas foi adiada por conta da pandemia do coronavírus.

A Receita Federal informou na semana passada que só irá pagar juros sobre as restituições a partir de julho. De acordo com o órgão, isso ocorre porque a Lei nº 9.250, de 1995, estabelece que só há correção "a partir da data prevista para a entrega da declaração".

A Receita diz ainda que em relação às devoluções do primeiro lote —que já foram pagas em 29 de maio— e no segundo (um número liberado no dia 30 deste mês), os valores não serão corrigidos.