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P&G e Diageo reafirmam posicionamento em questões raciais e de gênero

GoAd Media*

24/06/2020 20h12

O Cannes Lions, maior festival de publicidade do mundo, está sendo realizado de forma online este ano, devido à pandemia do coronavírus. A semana de seminários e premiações foi substituída pelo "Lions Live", 5 dias de apresentações online, gratuitas, que acontecem até sexta-feira (26).

Hoje (24), chamaram atenção as apresentações de Marc Pritchard, (CBO) Chief Brand Officer da Procter & Gamble e de Gráinne Wafer, diretora global da Guinness, marca da Diaego. Nas duas apresentações, prevaleceram provocações sobre a responsabilidade das marcas no combate ao racismo e às desigualdades.

Sem a pretensão de apontar um futuro ainda pouco previsível, o evento virtual debate o presente e propõe uma nova abordagem para a indústria, com foco em soluções para desafios das pessoas e das comunidades.

P&G se compromete a combater a discriminação racial

Em painel sobre o potencial da criatividade para promover o bem coletivo, Marc Pritchard, Chief Brand Officer da Procter & Gamble, chamou atenção para as desigualdades evidenciadas nos últimos meses pela pandemia e pelos recorrentes episódios de violência contra a comunidade preta.

O executivo compartilhou recentes iniciativas da empresa em reação a essas injustiças e convocou outras marcas a se engajarem em ações concretas a favor da equidade e da justiça.

"Historicamente, vemos que, em tempos de pandemias e desastres, as pessoas mais discriminadas sofrem desproporcionalmente. Crises como a da covid-19 revelam as fraturas da nossa sociedade. É hora de acelerar os esforços em prol da igualdade", afirmou o executivo.

Pritchard mostrou como a Procter & Gamble vem usando seu poder para combater essas desigualdades, em particular a discriminação racial, a partir de quatro pilares:

Representatividade

A P&G estabeleceu como meta ter 40% de representação multicultural em sua cadeia criativa nos Estados Unidos, incluindo marcas, agências e equipes de produção. Não foi apresentado prazo para atingir o objetivo, considerado pelo executivo como aspiracional.

Investimento

A empresa se comprometeu a aumentar os investimentos em empresas de mídia, agências e fornecedores de marketing cujos donos ou líderes são negros.

Publicidade

A P&G está revisando políticas internas de forma a garantir que toda a publicidade de suas marcas retrate as pessoas pretas com integridade e respeito.

Canais de mídia

A empresa se comprometeu a assegurar que seus anúncios não estão associados a conteúdo de ódio e discriminação.

Diageo recria modelo de trabalho

A indústria publicitária ainda precisa evoluir muito com relação à igualdade de gênero, e isso envolve profundas mudanças na cultura organizacional e nos processos de criação, destacou a Diageo.

"Como anunciantes, temos o poder de moldar o que a sociedade vê como aceitável e aspiracional", enfatizou Gráinne Wafer, diretor global da Guinness, uma das marcas do grupo.

Em sua apresentação, a Diageo enfatizou o fato de que as mulheres são responsáveis por 80% das decisões de compra, mas geralmente não estão presentes na publicidade ou são representadas em silêncio, em funções domésticas ou de forma objetificada.

Para estimular mudanças nessa realidade, a empresa desenvolveu um framewok que passa a nortear a forma como as marcas do grupo lidam com a questão do gênero nos processos criativos, a partir de quatro fatores:

Representação

É preciso assegurar não apenas a presença da mulher na publicidade, mas garantir que sejam representados diferentes tipos de mulher, em toda a sua diversidade e potência.

Perspectiva

Aqui o foco se concentra em quem está dirigindo e emoldurando a história. Estamos criando implicitamente uma perspectiva masculina?

Ação

É crucial se perguntar se as mulheres apresentadas estão no controle de suas vidas e são tratadas com o mesmo respeito que os homens.

Caracterização

As pessoas devem estar ali por sua complexidade e profundidade, pelas histórias que têm para contar, e é isso que deve determinar o casting.

*Curadoria e Produção de Conteúdo para o Mercado de Comunicação e Marketing