IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Vélez Rodríguez, ex-ministro da Educação, fala ao vivo nesta quinta, às 11h

UOL Entrevista com Ricardo Vélez Rodríguez (25/06/20) - Arte/UOL
UOL Entrevista com Ricardo Vélez Rodríguez (25/06/20) Imagem: Arte/UOL

Do UOL, em São Paulo

24/06/2020 19h42

Nesta quinta-feira (25), às 11h, o UOL Entrevista conversa ao vivo com o professor e filósofo Ricardo Vélez Rodríguez, ex-ministro da Educação do governo de Jair Bolsonaro (sem partido). A entrevista, conduzida pela repórter Ana Carla Bermúdez e pelo colunista Tales Faria, será transmitida pela home do UOL e pelos canais do UOL no YouTube, Facebook e Twitter.

Serão abordados, entre outros assuntos, a saída do economista Abraham Weintraub do ministério da Educação (MEC) para ser diretor-executivo do Banco Mundial, os nomes cotados para assumir a pasta, a condução do governo federal durante a pandemia e o planejamento para o retorno às aulas em estados e municípios brasileiros.

Nascido na Colômbia e naturalizado brasileiro, Ricardo Vélez Rodríguez é formado em filosofia pela Universidade Pontifícia Javeriana e em teologia pelo Seminário Conciliar de Bogotá. Desde 2003, é professor emérito da Escola de Comando e Estado Maior do Exército e, desde 2013, aposentado como professor associado da Universidade Federal de Juiz de Fora, em Minas Gerais.

Indicado pelo ideólogo Olavo de Carvalho, Vélez foi o primeiro ministro da Educação escolhido por Bolsonaro, cargo que ocupou durante pouco mais de três meses. Acabou demitido pelo presidente em abril de 2019 após colecionar uma série de medidas controversas, entre elas a demissão de mais de dez funcionários do alto escalão da pasta.

O filósofo foi substituído por Weintraub, demitido no último dia 18 depois de insultar ministros do STF (Supremo Tribunal Federal). Atualmente, o posto é ocupado interinamente por Antonio Paulo Vogel, que era secretário-executivo do MEC.