PUBLICIDADE
IPCA
0,86 Out.2020
Topo

Mídia e Marketing

AlmapBBDO é eleita 'Agência da Década' no Festival de Cannes

Renato Pezzotti

Colaboração para o UOL, em São Paulo

26/06/2020 09h57

A agência brasileira AlmapBBDO foi eleita como "Agência da Década" do Cannes Lions, maior festival de publicidade do mundo. A organização do evento, que não foi realizado (ao menos presencialmente) este ano por causa dos impactos da pandemia do coronavírus, anunciou a premiação na manhã de hoje.

"Os últimos 10 anos viram a maior revolução do consumo de conteúdo da história. Isso impactou demais anunciantes e agências, que precisaram achar alternativas para chegarem ao cliente da melhor forma possível. Por isso, a importância de uma homenagem desta é imensa", disse Luiz Sanches, CCO (Chief Creative Officer) e chairman da agência. A AlmapBBDO tem como principais clientes, nesta década, empresas como Volskwagen, Gol e Havaianas —veja algumas das principais campanhas dos últimos anos no vídeo acima.

Entre 2010 e 2019, a Almap foi eleita três vezes como "Agência do Ano" no festival (2010, 2011 e 2016). Nas últimas 10 edições do festival, que foram contabilizadas para o prêmio, a agência ganhou 142 troféus: foram 23 leões de Ouro, 39 de Prata e 79 de Bronze, além de 1 Grand Prix.

"Esse prêmio não é apenas uma homenagem ao trabalho da Almap. É uma valorização de todo o mercado brasileiro e endossa o trabalho de toda uma geração, que passa pela missão de reinventar o negócio da publicidade", diz o executivo. A Almap também ficou com o prêmio de Agência Latina da década no festival, anunciado na terça-feira (23).

Pandemia mudará ecossistema

"A pandemia nos fez repensar tudo. A criatividade, até então um pouco banalizada, pode voltar a ser tão importante quanto era antes. Ela demonstra seu valor quando garimpa ideias a partir dos dados gerados pelo consumidor e por mostrar uma forma diferente de olhar. A criatividade que mexe no negócio do cliente é o antídoto para a pandemia", afirma Luiz.

Para Filipe Bartholomeu, sócio e CEO da agência, o prêmio celebra também a consistência criativa da agência nos últimos 10 anos. "Precisamos colocar a criatividade acima de qualquer coisa. A comunicação, daqui para frente, vai ter que ser fantástica para gerar valor para o cliente. Empresas vão sobreviver com base na criatividade", declara.

Evento aconteceu de forma online

Como o festival não foi realizado de forma presencial em 2020, nem contou com a escolha das melhores campanha publicitárias do ano, a organização do evento preparou uma semana de apresentações online, gratuitas, que acontecem até hoje.

O formato de debates e palestras ganhou o nome de "Lions Live" e todas as apresentações ficarão disponíveis para o público. Temas como transformação digital e mudança de cultura racial foram destaque em grande parte das palestras.

Mídia e Marketing