IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Arquiteto Paulo Mendes da Rocha é entrevistado ao vivo nesta quarta, às 16h

Paulo Mendes da Rocha no "Conversas na Crise - Depois do Futuro" (01/07/20) - Arte/IdEA-Unicamp
Paulo Mendes da Rocha no "Conversas na Crise - Depois do Futuro" (01/07/20) Imagem: Arte/IdEA-Unicamp

Do UOL, em São Paulo

30/06/2020 18h07

O arquiteto e urbanista Paulo Mendes da Rocha é o convidado desta quarta-feira (1º), às 16h, do ciclo "Conversas na Crise - Depois do Futuro", organizado pelo Instituto de Estudos Avançados (IdEA) da Unicamp em parceria com o UOL.

O programa será transmitido ao vivo pela home do UOL e pelos canais do UOL no YouTube, Facebook e Twitter. Os internautas poderão interagir e fazer perguntas por meio dessas plataformas

Entre os temas que serão abordados estão o impacto da pandemia nas cidades brasileiras, a habitação urbana precária como fator de proliferação do novo coronavírus e como a crise sanitária afetará o futuro das metrópoles.

A entrevista será conduzida pelo jornalista Paulo Markun e terá a participação da editora de UOL Entretê, Liv Brandão, do jornalista Júlio Moreno, especialista em assuntos urbanos, e do presidente do Conselho Científico e Cultural do IdEA, Carlos Vogt.

Nascido em Vitória, no Espírito Santo, Paulo Mendes da Rocha se formou, em 1954, na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie, em São Paulo. Em 1961, tornou-se professor na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (USP) e integrou o grupo de arquitetos que ficaria conhecido como Escola Paulista.

Um dos maiores nomes da arquitetura brasileira contemporânea, Mendes da Rocha venceu, em 2006, o Prêmio Pritzker, o mais importante da arquitetura mundial. Em 2016, conquistou o Leão de Ouro da Bienal de Veneza pelo conjunto da obra.

"Conversas na Crise - Depois do Futuro" é um desdobramento do projeto "A Crise Brasileira", lançado na Unicamp em setembro de 2019 como iniciativa do IdEA. Com as restrições impostas pela quarentena, as discussões passaram para o ambiente virtual, tendo o UOL como parceiro e foco no debate do futuro pós-pandemia