IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Wanderson de Oliveira, ex-secretário de Mandetta, fala ao vivo nesta sexta

Wanderson de Oliveira, ex-secretário de Vigilância em Saúde - Marcello Casal JrAgência Brasil
Wanderson de Oliveira, ex-secretário de Vigilância em Saúde Imagem: Marcello Casal JrAgência Brasil

Do UOL, em São Paulo

16/07/2020 17h30

Nesta sexta-feira (17), às 15h, o UOL Entrevista conversa ao vivo com o ex-secretário nacional de Vigilância em Saúde Wanderson de Oliveira, um dos principais auxiliares do Ministério da Saúde durante o comando de Luiz Henrique Mandetta.

A entrevista, conduzida pelos colunistas Diogo Schelp e Constança Rezende, será transmitida pela home do UOL e pelos canais do UOL no YouTube, Facebook e Twitter.

Serão abordados, entre outros assuntos, os números da Covid-19 em todo o país, os testes de vacina para a doença, a busca por um tratamento, a flexibilização do isolamento social e a postura do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) diante da pandemia.

Doutor e mestre em epidemiologia pela faculdade de medicina da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), Wanderson de Oliveira trabalhou durante 16 anos no Ministério da Saúde. Ele ocupava o cargo na secretaria de Vigilância em Saúde desde o começo da gestão de Mandetta e era apontado como um dos principais formuladores da estratégia para enfrentar o novo coronavírus.

Por conta de sua presença nas entrevistas coletivas sobre o avanço da Covid-19 no Brasil, Wanderson acabou se tornando um dos rostos mais conhecidos da pasta. Servidor público federal, atuou ainda no Ministério da Defesa e foi professor da Escola Fiocruz de Governo, em Brasília.

Enfermeiro epidemiologista do Hospital das Forças Armadas, também coordenou a resposta nacional à pandemia de influenza e à síndrome da zika congênita. Ele tem especialização pelo programa de treinamento em epidemiologia aplicada ao SUS, pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças da Georgia, nos Estados Unidos. É especialista em epidemiologia pela Escola de Saúde Pública Johns Hopkins, também nos EUA.