IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Filósofo francês Bernard-Henri Lévy reflete sobre a pandemia nesta quarta

Bernard-Henri Lévy no Conversas na Crise (22/07/20) - Arte/UOL
Bernard-Henri Lévy no Conversas na Crise (22/07/20) Imagem: Arte/UOL

Do UOL, em São Paulo

21/07/2020 18h14

Nesta quarta-feira (22), às 16h, o filósofo e escritor francês Bernard-Henri Lévy, que acaba de lançar o livro "Este Vírus que nos Enlouquece", participa do ciclo "Conversas na Crise - Depois do Futuro", organizado pelo Instituto de Estudos Avançados (IdEA) da Unicamp em parceria com o UOL. O programa, gravado na semana passada, será exibido pela home do UOL e pelo canal do UOL no YouTube.

Na entrevista, Lévy aborda o papel de médicos e políticos na pandemia, fala sobre isolamento social, critica a submissão dos governantes aos cientistas e alerta para o que considera riscos à democracia. O filósofo critica ainda o atual governo brasileiro e refuta a ideia de que o novo coronavírus estaria dando uma lição à humanidade.

O programa é conduzido pelo jornalista Paulo Markun e nesta edição conta com a participação de Rodrigo Casarin, colunista de UOL Entretê, Pedro Galé, pós-doutorando em filosofia pela UFSCar (Universidade Federal de São Carlos), e o poeta e linguista Carlos Vogt, presidente do Conselho Científico e Cultural do IdEA.

Nascido na Argélia, em 1948, Lévy foi para a França ainda criança e se graduou em filosofia pela École Normale Supérieure, onde também foi professor. É um dos expoentes da corrente filosófica conhecida como "Novos Filósofos", surgida em meados dos anos 1970 e representada sobretudo por militantes oriundos da esquerda maoísta francesa envolvidos na crítica ao totalitarismo.

Entre seus livros publicados no Brasil estão "O Diabo na Cabeça", "Elogio dos Intelectuais" e "Os Últimos Dias de Charles Baudelaire" (todos pela Editora Rocco), "Quem Matou Daniel Pearl?" (A Girafa), "American Vertigo" (Companhia das Letras) e "O Espírito do Judaísmo" (Três Estrelas). Ele acaba de lançar em português "Este Vírus que nos Enlouquece", da Guerra & Paz Editora, de Lisboa, ainda sem edição brasileira, em que discorre sobre a crise do coronavírus.

"Conversas na Crise - Depois do Futuro" é um desdobramento do projeto "A Crise Brasileira", lançado na Unicamp em setembro de 2019 como iniciativa do IdEA. Com as restrições impostas pela quarentena, as discussões passaram para o ambiente virtual, tendo o UOL como parceiro e foco no debate do futuro pós-pandemia.