IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Ministério das Comunicações determina fim do home office em setembro

Portaria foi publicada na edição de hoje do DOU e assinada pelo ministro Fábio Faria (PSD-RN) - Marcos Corrêa/PR
Portaria foi publicada na edição de hoje do DOU e assinada pelo ministro Fábio Faria (PSD-RN) Imagem: Marcos Corrêa/PR

Do UOL, em São Paulo

03/08/2020 17h05

O ministro das Comunicações, Fábio Faria (PSD-RN), determinou que os servidores da pasta voltem ao trabalho presencial a partir do dia 8 de setembro.

A medida foi publicada na edição de hoje do DOU (Diário Oficial da União). Servidores que possuam filhos em idade escolar que necessitam de supervisão e não tenham com quem deixá-los devido à suspensão das atividades escolares poderão seguir no regime de home office.

Servidores que se encontram no grupo de risco do novo coronavírus, como os que possuem 60 anos ou mais de idade, os imunodeficientes e os portadores de doenças crônicas ou graves, também poderão seguir no regime de trabalho remoto.

A portaria também garante que aqueles "que apresentem sinais e sintomas gripais" ou que estejam cuidando de uma pessoa infectada pela covid-19 também mantenham o trabalho à distância.

Home office gera economia no governo

O Ministério da Economia divulgou na tarde de hoje que o governo federal economizou R$ 466,4 milhões entre abril e junho com o regime de home office imposto aos servidores devido à pandemia do novo coronavírus.

O montante milionário economizado corresponde a despesas com viagens de funcionários e serviços de energia elétrica, comunicação, água e cópia de documentos.

Segundo Wagner Lenhart, secretário de Gestão de Pessoas do Ministério da Economia, "cerca de 360 mil" servidores públicos federais estão em regime de home office no momento, "o que corresponde a 62% da força de trabalho" do executivo.