IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Deltan Dallagnol, coordenador da Lava Jato, fala ao vivo nesta 2ª, às 12h

Deltan Dallagnol no UOL Entrevista (17/08/20) - Arte/UOL
Deltan Dallagnol no UOL Entrevista (17/08/20) Imagem: Arte/UOL

Do UOL, em São Paulo

16/08/2020 18h00

Nesta segunda-feira (17), às 12h, o UOL Entrevista conversa ao vivo com o procurador da República Deltan Dallagnol, coordenador da força-tarefa do Ministério Público Federal que atua na Operação Lava Jato em Curitiba (PR).

A entrevista, conduzida pelos colunistas Tales Faria e Thaís Oyama, será transmitida pela home do UOL e pelos canais do UOL no YouTube, Facebook e Twitter.

Dallagnol falará, entre outros assuntos, sobre a possibilidade de ser afastado do grupo de trabalho da força-tarefa. Na terça (18), o CNMP (Conselho Nacional do Ministério Público) deve analisar duas ações apresentadas pelos senadores Renan Calheiros (MDB-AL) e Kátia Abreu (PP-TO) contra o procurador.

Kátia discute o acordo entre a Lava Jato do Paraná e a Petrobras para reverter R$ 2,5 bilhões recuperados pela operação a um fundo gerido pelos procuradores. Na avaliação da parlamentar, a permanência de Dallagnol coloca em xeque os trabalhos realizados pela força-tarefa. Renan, por sua vez, acusa o procurador de atuar politicamente ao fazer campanha contra sua eleição para a presidência do Senado no ano passado.

Na última quinta (13), a Lava Jato saiu em defesa de Dallagnol. Por meio de nota, procuradores e ex-integrantes da operação alegaram que a atuação de Dallagnol é "correta" e comprometida com o combate à corrupção.

Nascido em Pato Branco, no interior do Paraná, Deltan Dallagnol é procurador da República desde 2003. Filho do também procurador de Justiça Agenor Dallagnol, é graduado em direito pela UFPR (Universidade Federal do Paraná) e mestre pela Universidade de Harvard, nos Estados Unidos. Ganhou destaque no cenário nacional ao coordenar as ações da Lava Jato no Paraná.