PUBLICIDADE
IPCA
0,24 Ago.2020
Topo

Mídia e Marketing

Antropólogo Luiz Eduardo Soares fala sobre dossiê contra antifascistas

Luiz Eduardo Soares no "Conversas na Crise" - Arte/IdEA-Unicamp
Luiz Eduardo Soares no "Conversas na Crise" Imagem: Arte/IdEA-Unicamp

Do UOL, em São Paulo

25/08/2020 18h40

O antropólogo, cientista político e escritor Luiz Eduardo Soares é o entrevistado da próxima live do "Conversas na Crise - Depois do Futuro", nesta quarta-feira (26), às 16h, com apresentação do jornalista Paulo Markun. O programa será transmitido ao vivo pela home do UOL e pelos canais do UOL no YouTube e Facebook. O público poderá interagir por meio dessas plataformas.

Um dos alvos do dossiê elaborado pelo Ministério da Justiça para monitorar grupos antifascistas, Luiz Eduardo Soares falará sobre o assunto. O documento foi revelado pelo UOL em 24 de julho, em reportagem do colunista Rubens Valente.

O STF (Supremo Tribunal Federal) se manifestou contra a ação da pasta, que mirou três professores universitários e servidores federais e estaduais de segurança identificados como integrantes do "movimento antifascismo".

O encontro virtual também contará com a participação de Flávio Costa, editor de UOL Notícias, do jornalista Gilberto Nascimento e do poeta e linguista Carlos Vogt, presidente do Conselho Científico e Cultural do IdEA (Instituto de Estudos Avançados) da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas).

Licenciado em literatura brasileira pela PUC-Rio (Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro), mestre em antropologia social pela UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) e doutor em ciência política pelo IUPERJ (Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro), Soares é professor aposentado do Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

Foi professor do IUPERJ (1987-2000) e da Unicamp (1983-1987) e pesquisador visitante da Universidade Harvard (2007-2008), Universidade Columbia (2000-2001) e Universidade da Virginia (1995). Foi secretário nacional de Segurança Pública (2003), subsecretário de Segurança e coordenador de Segurança, Justiça e Cidadania do Estado do Rio de Janeiro (1999-2000).

É autor de mais de 30 livros, entre eles "Desmilitarizar: segurança pública e direitos humanos" (Boitempo, 2019), "Vidas Presentes" (Cidade Escola Aprendiz, 2017), "Rio de Janeiro: histórias de vida e morte" (Companhia das Letras, 2015), "Meu Casaco de General: 500 dias no front da segurança pública do Estado do Rio de Janeiro" (Companhia das Letras, 2000), "Cabeça de Porco", com MV Bill e Celso Athayde (editora Objetiva, 2005), "Elite da Tropa", com André Batista e Rodrigo Pimentel (editora Objetiva, 2006), e "Elite da Tropa 2", com André Batista, Claudio Ferraz e Rodrigo Pimentel (editora Nova Fronteira, 2010).

"Conversas na Crise - Depois do Futuro" é um desdobramento do projeto "A Crise Brasileira", lançado na Unicamp em setembro de 2019 como iniciativa do IdEA. Com as restrições impostas pela quarentena, as discussões passaram para o ambiente virtual, tendo o UOL como parceiro e foco no debate do futuro pós-pandemia.

Mídia e Marketing