IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Segundo maior cargueiro do mundo pousa no Aeroporto de Campinas (SP)

Antonov 124-100, segundo maior cargueiro do mundo, no Aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP) - WAGNER SOUZA/FUTURA PRESS/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
Antonov 124-100, segundo maior cargueiro do mundo, no Aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP) Imagem: WAGNER SOUZA/FUTURA PRESS/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

Do UOL, em São Paulo

25/08/2020 17h58Atualizada em 25/08/2020 21h59

O segundo maior cargueiro do mundo retornou hoje ao Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP). O Antonov 124-100 pousou hoje às 11h33 para fazer um carregamento especial de mercadorias para exportação.

O cargueiro de 65 metros de comprimento e 21 metros de altura veio de Mumbai, na Índia, pousando ontem em Brasília antes de chegar a Viracopos. Na tentativa de fotografar o avião, curiosos e fotógrafos permaneceram no entorno do aeroporto durante a manhã de hoje.

Nas redes sociais, o aeroporto brasiliense mostrou imagens de sua decolagem até Campinas:

Com a mobilização de equipamentos e guindastes para auxiliar na operação do Antonov, a rotina do Terminal de Carga foi alterada. A aeronave será carregada amanhã e tem decolagem marcada parar quinta-feira (27), com destino a Porto Rico.

Essa é segunda vez no ano em que o cargueiro passa por Campinas. Em fevereiro, ele já havia pousado na cidade do interior de São Paulo. No ano passado, o Antonov ali esteve durante três oportunidades.

O "gigante" possui 24 rodas, o que permite que o avião pouse em diferentes superfícies, inclusive na neve. A cabine de carga possui 1.050m³, o que comporta mais de 50 carros populares.

A aeronave é especializada por transportar peças e equipamentos fora do padrão e de grandes dimensões.