IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Senador quer renovar suspensão de pagamentos de empréstimo junto ao BNDES

Projeto de lei prevê que BNDES não poderá rejeitar pedido de suspensão do pagamento feito pelo devedor - Bernard Martinez/Folhapress
Projeto de lei prevê que BNDES não poderá rejeitar pedido de suspensão do pagamento feito pelo devedor Imagem: Bernard Martinez/Folhapress

Do UOL, em São Paulo

09/09/2020 10h12

Apresentado pelo senador Lasier Martins (Podemos-RS), um projeto de lei propõe a renovação da suspensão dos pagamentos de empréstimo junto ao BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) até o fim do ano.

A medida foi colocada em prática em março, no início do surto de coronavírus no Brasil, por iniciativa do próprio BNDES, mas tem o prazo expirado neste mês.

Para o senador, "torna-se imprescindível a sua renovação até o final do ano" para amenizar os efeitos econômicos da pandemia em pequenas e médias empresas.

De acordo com o texto do PL 4.377/2020, disponível no site do Senado, os devedores de operações de crédito junto à instituição terão a possibilidade de quitar os pagamentos no ano que vem, quando termina o estado de calamidade pública.

Esta suspensão, caso solicitada pelo devedor, não poderá ser rejeitada pelo BNDES. O projeto diz que o número de meses de duração da medida será acrescido ao prazo original de pagamento da operação.

O projeto de lei aguarda a escolha de um relator e ainda não tem data para ser votado pelo Senado.